RPM (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Maxximum (RPM))
RPM
RPM (banda)
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País Brasil
Gênero(s) New romantic, synth-pop, new wave, pós-punk, rock alternativo
Período em atividade 1983 - 1987
1987 - 1989
1993 - 1994
2001 - 2003
2011 - presente
Gravadora(s) Epic, Philips, Polygram, Universal, Building
Afiliação(ões) Engenheiros do Hawaii, Ira!, Titãs, Ultraje a Rigor, Zero
Integrantes Fernando Deluqui
Dioy Pallone
Kiko Zara
Ex-integrantes Moreno Júnior
Charles Gavin
Marquinho Costa
Franco Júnior
Paulo Ricardo
Paulo Pagni
Luiz Schiavon
Página oficial Site Oficial

RPM (Revoluções por Minuto) é uma banda de rock brasileira formada em 1983, em São Paulo, tendo sido uma das mais populares do país entre 1984 a 1987.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Em 1976, Paulo Ricardo e Luiz Schiavon se conheceram, dando início a uma amizade. Paulo era estudante de jornalismo e Luís Schiavon músico profissional. Ambos convidaram um baterista e formaram uma banda chamada "Aura".[2]

Depois de três anos de ensaios e nenhum show, Luiz encantou-se pela música eletrônica e pela tecnologia de novos sintetizadores, enquanto Paulo decidiu morar na Europa - primeiramente na França e depois em Londres, de onde escrevia sobre novidades musicais para a revista Somtrês e se correspondia com frequência com Schiavon. Este choque de personalidades impulsionou a criação do RPM depois que o trabalho da dupla foi retomado em fins de 1983, já em São Paulo.

Juntos, criaram as primeiras canções. As primeiras foram "Olhar 43", "A Cruz e A Espada" e a música que batizaria a banda que ali nascia: "Revoluções por Minuto". Gravaram uma fita demo destas canções com uma bateria eletrônica e encaminharam à gravadora CBS, que considerou-as ambíguas e difíceis de tocar nas rádios.

O nome 45 RPM (45 rotações por minuto) foi sugerido inicialmente em uma lista de nomes feita por uma amiga. Schiavon e Paulo gostaram do nome, mas tiraram o 45 e mudaram o "Rotações" por "Revoluções". Convidaram o guitarrista Fernando Deluqui (ex-guitarrista da cantora May East, ex-integrante da Gang 90 e as Absurdettes) e o baterista Júnior Moreno, na época com apenas 15 anos. Logo a banda começou a se apresentar em casas noturnas e então Júnior teve de sair, por ainda ser menor de idade. Charles Gavin, que havia deixado o Ira!, se juntou ao grupo como novo baterista. Já batizados de RPM, conseguiram um contrato com a gravadora Sony Music, com o compacto de 1984, que viria com as faixas "Louras Geladas" (a música virou um hit das danceterias e das paradas de sucesso das rádios) e "Revoluções por Minuto" (censurada na época). "Louras Geladas" caiu no gosto do público de todo o país e levou a banda a gravar o seu primeiro álbum, porém com uma mudança na sua formação. Charles Gavin havia saído do grupo, para se juntar aos Titãs. Assim, o baterista Paulo Pagni "PA" (ex-Patife Band) entrou para o RPM como convidado, no meio da gravação do álbum, o que explica a sua ausência na capa do disco Revoluções por Minuto. Logo após o término das gravações, PA foi efetivado como membro fixo.

Revoluções por Minuto[editar | editar código-fonte]

Em 1985, chega às lojas Revoluções por Minuto, no vácuo de um país ainda perplexo com a morte de Tancredo Neves. O misto de paixão platônica e pretensa declaração de amor de "Olhar 43" emplaca nas rádios e abre caminho para que outras faixas, mais politizadas e conceituais, façam o mesmo. As faixas do disco tratam também de temas como política internacional e transformações socioeconômicas. As canções são marcadas pela forte presença da bateria eletrônica e pelo clima soturno dos arranjos de Luiz Schiavon. O sucesso do álbum é tanto que o RPM emplaca rapidamente uma sequência de hits no rádio e chega à marca de 900.000 cópias vendidas em pouco mais de um ano.

Rádio Pirata ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Logo depois dos primeiros shows de divulgação, o RPM fecha contrato com o megaempresário Manoel Poladian, que procurava uma banda em ascensão no rock brasileiro para o seu elenco de artistas platinados de MPB. Os costumeiros palcos das danceterias são trocados por uma megaprodução, com direito a Ney Matogrosso assinando luz e direção, canhões de raio laser e multidões espremidas em ginásios e estádios. A esta altura, Paulo Ricardo já é considerado sex symbol, estampando diversas capas de revistas e fazendo sucesso entre as fãs.

Sem futuros hits na manga e para manter a banda em alta, Poladian, músicos e gravadora lançam em julho de 1986 um novo álbum, com parte do registro de dois shows da turnê histórica. O repertório de Rádio Pirata ao Vivo traz quatro gravações inéditas (sendo dois covers) e cinco faixas de Revoluções por Minuto. Com a ajuda dos preços congelados do Plano Cruzado, 500 mil cópias são vendidas antecipadamente. Rapidamente as vendas de Rádio Pirata ao Vivo disparam e chegam a 3,7 milhões. O RPM transforma-se na banda de maior vendagem da indústria fonográfica nacional até então. O sucesso foi tanto que no mesmo ano o grupo foi o tema principal de uma edição integral do programa jornalístico Globo Repórter, com reportagem de Pedro Bial.

A primeira separação[editar | editar código-fonte]

Mesmo com todo o sucesso no Brasil e em outros países como França e Portugal, a banda passava por uma situação difícil. Em junho, houve o lançamento oficial de um disco mix, intitulado RPM & Milton, com a participação do cantor Milton Nascimento.

O fracasso do projeto RPM Discos, selo próprio do grupo, acabou causando conflitos entre seus integrantes. Chegou-se a produzir um LP com o grupo paulista Cabine C (liderado pelo ex-Titã Ciro Pessoa), que prensado e distribuído pela RCA, foi um grande fracasso comercial. Em agosto de 1987, foi anunciada a separação oficial do grupo.[3]

RPM-Quatro Coiotes[editar | editar código-fonte]

O grupo retomou as atividades ainda em 1987, quando gravou entre novembro de 87 a fevereiro de 1988 o álbum Quatro Coiotes, lançado em abril e que vendeu 250 mil cópias antecipadamente indicando outro grande sucesso a exemplo do disco anterior, Radio Pirata ao Vivo. Com a crise econômica daquele ano várias brigas internas entre os integrantes do grupo não permitiram que a gravadora divulgasse as músicas em novelas da emissora Rede Globo, amargando vendas consideradas abaixo dos padrões do RPM e fazendo com que o disco atingisse 450.000 cópias. Mesmo assim o álbum entrou naquele ano na lista dos 5 LPs mais vendidos entre todos outros artistas da música brasileira. O RPM tinha destaque, pois chegaram a ultrapassar Roberto Carlos em termos de vendagens, ainda a maior fonte de receita da empresa.[4]

Esse disco teve alto custo para a gravadora exigidos pelo RPM. O disco foi gravado em Búzios com toda infraestrutura montada em casa de praia para que pudessem estar completamente isolados para construção de letras e arranjos. A gravadora disponibilizou avião particular para que a banda viajasse aos EUA para acompanhar a mixagem, hospedados em hotéis 5 estrelas, com limusines a disposição em tempo integral. O RPM tinha tratamento oferecido por empresários o que nenhum outro artista brasileiro havia alcançado até então.

Separados há mais de seis meses, a banda ressurgia aparentemente mais amadurecida, com um disco essencialmente com base na percussão (do brasileiro Paulinho da Costa, radicado nos Estados Unidos). O som é estritamente alto, com o instrumental sobrepondo-se às letras (todas, exceto "Ponto de Fuga", de Paulo Ricardo). Destacam-se também o erotismo de "A Dália Negra" e também a critica social de "O Teu Futuro Espelha Essa Grandeza", com participação de Bezerra da Silva. "Partnes" permaneceu em primeiro lugar nas paradas por algumas semanas.

O disco foi muito elogiado pela crítica considerando uma das obras mais bem construída do rock nacional, o público esperava que RPM manteria o mesmo estilo synth-pop dos 3,7 milhões de discos vendidos Rádio Pirata ao Vivo, criticando novo formato que a banda adotou refletindo na sua comercialização. Críticos musicais do Brasil e outros países consideraram a obra além do seu tempo e não compreendido, por isso é classificado como "um dos" ou talvez o melhor disco do rock nacional.

O grupo ainda viria a realizar a regravação de A Página do Relâmpago Elétrico, de Ronaldo Bastos e Beto Guedes, para o álbum de tributo ao compositor Ronaldo Bastos, intitulado Cais, lançado em 1989 pela Som Livre. Em 1989, a banda se separa novamente.

Paulo Ricardo & RPM[editar | editar código-fonte]

Apesar de não contar com o tecladista Luiz Schiavon e com o baterista Paulo Pagni, este disco é considerado por muitos como o terceiro disco de estúdio da banda. Com Paulo Ricardo, Fernando Deluqui, Marquinho Costa (bateria) e Franco Júnior (teclado), este é o disco mais pesado da banda. Sem a influência de Schiavon, a banda aposta em guitarras pesadas e solos bem construídos por Deluqui. O disco vem com dominância das guitarras e estilo rock garagem e influência de Peter Frampton e Pink Floyd.

O álbum foi gravado em português e espanhol, com lançamento simultâneo em toda América Latina, prometia resgatar o Rock nacional, que sofria vendo músicas sertanejas e axé dominarem o mercado fonográfico. O RPM, que ressurgia pela terceira vez, vinha com uma missão difícil. A música "Pérola" chegou rapidamente em primeiro lugar nas paradas das rádios por todo o Brasil, a música "Genese" tema de abertura de novela global foram muito bem aceitas pelo grande público, outros grandes sucessos como "Surfista Prateado" e "Veneno" também tiveram destaques. No ano seguinte, a banda começou a produzir músicas novas que acabaram não sendo finalizadas mas que seriam as músicas do novo álbum e se encontram na internet com o nome de "Noturno".

Após a saída de Fernando Deluqui, o grupo continuou fazendo shows com outro guitarrista, mas logo encerra as atividades. Em 1995, Deluqui foi convidado a integrar os Engenheiros do Hawaii, gravando o álbum Simples de Coração e entrando em turnê com banda. Paulo Ricardo, por sua vez, trilharia os caminhos da MPB.

A volta e MTV RPM 2002[editar | editar código-fonte]

Em 2001, os quatro membros originais do RPM se encontraram novamente para ensaios. Percebendo o entrosamento perfeito e a vontade de todos de estarem juntos novamente nos palcos, deram início ao retorno do RPM, inclusive com o retorno do empresário Manoel Poladian, considerado o "quinto coiote".

Também em 2001, é lançado o single "Vida Real", uma versão em português (composta por Paulo Ricardo) da canção "Leef" do neerlandês Han van Eijk, o tema oficial do reality show Big Brother, que foi encomendado pela produção da Rede Globo para ser o tema de abertura do Big Brother Brasil (edição brasileira do mesmo reality show).

A banda voltou à mídia com o CD/DVD MTV RPM 2002, gravado nos dias 26 e 27 de março de 2002 no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Além de grandes sucessos, a banda apresenta cinco canções inéditas: "Fatal", "Carbono 14", "Rainha", "Vem pra Mim" e "Onde Está o Meu Amor", esta última, gravada em estúdio e incluída na trilha sonora da novela Esperança, da Rede Globo. Destacam-se também as participações do músico pernambucano Otto, no instrumental "Naja", incluído apenas no DVD; Frejat, na regravação de "Exagerado", sucesso de Cazuza; e a participação virtual de Renato Russo na canção "A Cruz e a Espada". O CD vendeu 300 mil cópias e o DVD vendeu 50 mil cópias.

Nova separação[editar | editar código-fonte]

No final da tour do CD/DVD MTV RPM 2002, a banda começa a trabalhar em um disco de inéditas, mas acabam novamente se separando. Especulações dizem que a banda se separou após os outros integrantes descobrirem que Paulo Ricardo havia registrado todos os direitos em seu nome, iniciando uma disputa judicial pela marca RPM. Outros dizem que houve divergências quanto à sonoridade da banda.[5]

Luiz Schiavon e Fernando Deluqui, juntamente com André Lazzarotto, lançaram o álbum LS&D - Viagem na Realidade, que vendeu 2 mil cópias. A canção "Madrigal", que foi tema de abertura da telenovela Cabocla, da Rede Globo, foi bem executada.

Paulo Ricardo e o baterista Paulo Pagni formaram a banda PR.5. Mesmo com o fracasso do álbum Zum Zum, Paulo Ricardo lançou a canção "Eu Quero Te Levar".

Luiz Schiavon foi tecladista, maestro e diretor musical do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, de 2004 até 2011.

Reunião, livro Revelações por Minuto e 25 anos da carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Paulo Ricardo lança o álbum Prisma, com uma pegada mais pop rock, com as faixas "Diz" e "A Chegada", contando com os membros do PR.5 como músicos de apoio, inclusive o baterista Paulo Pagni e a participação de Luiz Schiavon na canção "O Dia D, a Hora H".

No mesmo ano, o RPM tocou com todos os seus integrantes em São Paulo, com grande sucesso. Fernando Deluqui lançou seu segundo álbum solo, intitulado DELUX, um álbum bem elaborado que conta com participação de Luiz Schiavon na composição da canção "Chuva".

Em dezembro de 2007, a banda lançou o livro Revelações por Minuto, contando os detalhes da trajetória da banda, desde seu início até o seu suposto fim. O livro foi promovido em uma grande coletiva de imprensa em São Paulo, contando com a presença do autor, Marcelo Leite de Moraes, e os quatro integrantes da banda.

Em 2008, a banda lançou um box com seus três primeiros discos e um CD com remixes e raridades, além da versão em DVD do show Rádio Pirata ao Vivo, originalmente lançado em VHS em 1987. Este DVD foi posteriormente lançado separadamente já no ano seguinte.

Elektra[editar | editar código-fonte]

Em 2010, Paulo Ricardo postou em seu Twitter que a banda iria se reunir para gravar um novo álbum em 2011.[6][7] Luiz Schiavon também confirmou a pretensão de retornarem, afirmando estarem vendo possibilidades para a volta aos palcos, já que sua banda no Domingão do Faustão não iria continuar em 2011.

Dias após aos boatos, Luiz Schiavon confirma em seu Twitter que a banda já estava compondo para o novo álbum. Segundo Paulo Ricardo, a banda queria fazer um som que lembrasse bandas atuais que misturam rock com música eletrônica como Muse, The Killers, Blur, entre outros.[8] Houve alguns boatos em relação ao produtor Liminha, que foi responsável pela produção de grande parte das bandas da década de 1980 e 90. Mas o álbum foi produzido por Paulo e Schiavon. Além disso, os shows da turnê de divulgação do álbum contaram com a direção de Ulysses Cruz.

A pré-estreia da Tour 2011, aconteceu na Virada Cultural, em São Paulo. Um mês após esta apresentação, foi divulgado o título do álbum, chamado Elektra e foi disponibilizado quatro músicas para download no site oficial da banda.[9] As canções, "Muito Tudo", "Crepúsculo" e "Ela é demais (pra mim)" apresentavam o tom do disco, mais voltado para a música eletrônica. A quarta canção, "Dois Olhos Verdes", mais familiar ao som do RPM dos anos 1980, foi escolhida para ser o primeiro single.

Inicialmente a banda liberaria 4 faixas mensalmente no site oficial e lançaria o disco no meio do ano, mas a promessa não foi cumprida, e o álbum (junto com as canções até então desconhecidas) foi lançado apenas no dia 6 de dezembro. O álbum foi lançado pela Building Records em um formato duplo, sendo o segundo CD formado por remixes de algumas das faixas do álbum.

O disco Elektra, além do flerte com a música eletrônica, também se apoia bastante nos arranjos de Luiz Schiavon, que junto com os sintetizadores eletrônicos praticamente monopoliza a condução das canções. As letras são as mais leves de toda a discografia da banda, priorizando temas como amor e diversão - apenas duas canções, "Muito Tudo" e "Problema Seu" carregam um tema mais reflexivo.

No dia 15 de maio de 2011, a banda se apresentou no programa Domingão do Faustão e a estreia da nova turnê foi no dia 20 de maio do mesmo ano no Credicard Hall, em São Paulo.

Deus ex Machina[editar | editar código-fonte]

No final de 2014, o RPM anuncia a gravação de um novo álbum, intitulado Deus ex Machina, com produção de Lucas Silveira, vocalista e guitarrista da banda Fresno. O disco fica pronto no ano seguinte, mas é descartado. No mesmo período, Paulo Ricardo é convidado a ser jurado do talent show Superstar, da Rede Globo e por estar novamente em evidência, lança um disco solo em 2016, alegando que a banda continuaria paralelamente, algo que não aconteceu. Após cumprir a agenda de shows até o início de 2017, a banda anunciou hiato e posteriormente, foi revelado que Paulo não tinha mais interesse em prosseguir com a banda.

Nova formação com novas músicas e morte de Paulo Pagni[editar | editar código-fonte]

Após os integrantes tentarem voltar com a banda e Paulo Ricardo declarar que queria seguir em carreira solo, Schiavon, Deluqui e P.A. decidem dar continuidade a banda e chamam o baixista e vocalista são-carlense Dioy Pallone, fundador da banda Carrão de Gás[10], para substituir Paulo. Na nova formação do grupo, ele reveza os vocais com Deluqui e a banda começa a produzir novas músicas para um vindouro álbum.

No final de 2018, foram disponibilizadas nas plataformas digitais os singles "Ah! Onde Está Você?" e "Escravo da Estrada", interpretadas por Pallone e Deluqui.[11][12]

A nova turnê iniciou-se em 2019[13] com Schiavon, Deluqui, Dioy e o baterista de apoio Kiko Zara, substituindo Paulo Pagni, que já enfrentava sérios problemas de saúde. A banda também realizou um show acústico em abril do mesmo ano em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, sendo esta a última vez que o grupo se apresentou com P.A..[14]

Em 22 de junho, após 34 dias em coma no Hospital São Camilo, localizado na cidade de Salto, Pagni faleceu aos 61 anos, vitima de broncopneumonia e complicações decorrentes da fibrose pulmonar, doença que o músico enfrentava nos últimos meses.[15] Pagni foi sepultado ao lado de seus pais, no município de Araçariguama, onde residia desde 2004.[16][17]

Morte de Luiz Schiavon e Sem parar[editar | editar código-fonte]

Com o controle da pandemia de Covid-19, o grupo voltou a fazer shows, mas em sua grande maioria sem o tecladista Luiz Schiavon, que já enfrentava problemas de saúde. Em novembro de 2022, Kiko Zara foi efetivado como membro oficial do grupo.[18] Em março de 2023, a banda lança o single “Sem Parar”,[19][20] no mês seguinte, "O sol da liberdade",[21] e em junho "Promessas".[22]

Uma semana após o lançamento do single "Promessas", Luiz Schiavon, membro original e fundador da banda, morreu aos 64 anos, após não resistir a uma cirurgia para tratar uma doença autoimune.[23]

No começo de agosto de 2023, a banda lança o álbum Sem parar, o primeiro com a nova formação sem o vocalista Paulo Ricardo.[24]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Moreno Júnior: bateria (1983 - 1984)
  • Charles Gavin: bateria (1984)
  • Marquinho Costa: bateria (1993 - 1994)
  • Franco Júnior: teclados (1993 - 1994)
  • Paulo Ricardo: voz principal, baixo (1983 - 1987, 1987 - 1989, 2001 - 2003, 2011 - 2017)
  • Paulo Pagni "P.A.": bateria, vocal de apoio (1985 - 1987, 1987 - 1989, 2001 - 2003, 2011 - 2019; até sua morte)
  • Luiz Schiavon: teclados (1983 - 1987, 1987 - 1989, 2001 - 2003, 2011 - 2023; até sua morte)

Músicos de turnê atuais[editar | editar código-fonte]

  • Luis "Gus" Martins: teclados e vocal de apoio (2023 - atualmente; músico substituto 2022 e 2023)
  • Tato Andreatta: teclados (2023 - atualmente; músico substituto 2022 e 2023)

Músicos substitutos[editar | editar código-fonte]

  • Jo Borges: teclados, vocal de apoio (substituiu Luiz Schiavon em alguns shows) (2022)

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas oficiais[editar | editar código-fonte]

  • (1998) Grandes Sucessos
  • (2008) Revolução! RPM 25 Anos (box com 4 CDs + 1 DVD)

Álbuns de vídeo[editar | editar código-fonte]

  • (1987) Rádio Pirata ao Vivo (VHS; relançado em DVD em 2008)
  • (2002) MTV RPM 2002

EP[editar | editar código-fonte]

  • (1987) RPM & Milton

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Grammy Latino[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
2012 Melhor Álbum de Rock Brasileiro Elektra Indicado

Troféu Imprensa[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Resultado
1986 Melhor Música "Alvorada Voraz" Indicado
Melhor Conjunto Musical RPM Indicado
1987 Melhor Conjunto Musical RPM Venceu

Referências

  1. «O Clube do Vinil recorda o RPM, grupo criado por Luiz Schiavon». EBC Rádios. 15 de junho de 2023. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  2. «RPM». whiplash.net. Consultado em 11 de agosto de 2023 
  3. «Encrencas do rock: RPM». Rock 80 Brasil. 6 de agosto de 2012. Consultado em 18 de fevereiro de 2023 
  4. «A volta do RPM na pele dos coiotes - Materia 1988 lançamento 4 Coiotes.». RPM. Consultado em 18 de fevereiro de 2023 
  5. «A história da separação da banda RPM em 2003». RPM. Consultado em 18 de fevereiro de 2023 
  6. «Folha.com - Ilustrada - Paulo Ricardo diz no Twitter que vai gravar novo álbum com o RPM - 05/01/2011». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 13 de março de 2023 
  7. «Paulo Ricardo grava álbum e prepara novo show com o RPM». Consultado em 17 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 19 de janeiro de 2011 
  8. «RPM: novo álbum influenciado por Killers, Blur e Muse». whiplash.net. Consultado em 13 de março de 2023 
  9. www1.folha.uol.com.br https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/915508-rpm-retorna-sem-brigas-com-show-e-tres-cds-virtuais.shtml. Consultado em 13 de março de 2023  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  10. «Músico de São Carlos é o novo vocalista da RPM: 'Eu não tô lá para substituir ninguém'». G1. Consultado em 13 de março de 2023 
  11. «Banda RPM volta a compor sem Paulo Ricardo após disputa judicial - Cultura». Estadão. Consultado em 25 de junho de 2019 
  12. «Em litígio com Paulo Ricardo, banda RPM lança primeiro single oficial com o vocalista Dioy Pallone». G1. Consultado em 13 de março de 2023 
  13. «RPM volta a fazer shows sem Paulo Ricardo, que aponta "violação de contrato"». entretenimento.uol.com.br. Consultado em 25 de junho de 2019 
  14. «RPM faz show acústico no São Bernardo Tênis Club». R7.com. 23 de abril de 2019. Consultado em 25 de junho de 2019 
  15. «Morre, aos 61 anos, Paulo Pagni, baterista da banda RPM - Cultura». Estadão. Consultado em 25 de junho de 2019 
  16. «Paulo P.A. Pagni, da banda RPM, é enterrado em Araçariguama». G1. Consultado em 25 de junho de 2019 
  17. «Membros da banda RPM se despedem de Paulo P.A. Pagni: 'É a dor da perda de um irmão'». G1. Consultado em 25 de junho de 2019 
  18. «VÍDEO: Luiz Schiavon se emocionou e agradeceu a Deus em 1º show após 18 meses de internação». G1. 15 de junho de 2023. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  19. End, Lucas Tavares-Front End / Adriano Franco- Back (13 de março de 2023). «RPM está de volta com single inédito; confira lyric video de "Sem Parar"». A Rádio Rock - 89,1 FM - SP. Consultado em 13 de março de 2023 
  20. «RPM volta ao disco após três anos e lança o single 'Sem parar'». G1. Consultado em 13 de março de 2023 
  21. «Aperta o play!». OFuxico. 30 de abril de 2023. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  22. «RPM lança o single "Promessas" | Boomerang Music». 15 de junho de 2023. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  23. «Luiz Schiavon lançou um single com RPM uma semana antes de morrer; escute aqui». Revista Fórum. 15 de junho de 2023. Consultado em 5 de agosto de 2023 
  24. RPM - Sem Parar, 2 de agosto de 2023, consultado em 13 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]