Mayer Hawthorne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
} Mayer Hawthorne-Union Transfer-Philadelphia-18April-2012

Andrew Mayer Cohen, mais conhecido como Mayer Hawthorne é um cantor, produtor, compositor, arranjador, engenheiro de áudio, rapper, DJ e multi-instrumentista.[1]

Músico multi-instrimentista e DJ, ele adotou o nome artístico para gravar suas próprias interpretações de sucessos de soul music dos anos 60 e 70, e ainda, composições próprias inspiradas no estilo. Também conhecido como DJ Haircut.

Mayer Hawthorne e The County é um nome Cohen usa frequentemente ao executar ou gravar como Mayer Hawthorne com outros artistas. Nas palavras de Cohen," The County "é, basicamente, qualquer um que toca um instrumento ou canta em seu álbum. Ela é também sua banda quando ele se apresenta ao vivo.

Início[editar | editar código-fonte]

Mayer nasceu em 2 de fevereiro de 1979, na cidade norte-americana Ann Arbor, em Michigan. Em seu primeiro ano escolar, ele substituiu sua foto da classe com uma foto de Elvis Presley. Seus pais, Kathi (que toca piano) e Richard Cohen (toca guitarra e bateria), sempre foram muito favoráveis ao seu amor pela música e foram seus primeiros professores nos instrumentos que tocavam. Ele tem duas irmãs mais novas, Becky e Kelly. O nome artístico "Mayer Hawthorne" é uma combinação de nome verdadeiro meio de Cohen (Mayer) e o nome da rua em que ele cresceu em Hawthorne Road, em Ann Arbor, Michigan.

Influências musicais[editar | editar código-fonte]

Sua música é classificada como neo-soul, uma vertente baseada na Black music dos anos sessenta e setenta.

Mayer Hawthorne extrai a influência da música de pessoas como Curtis Mayfield, Isaac Hayes, Leroy Hutson, Mike Terry, Barry White, Smokey Robinson e do lendário trio de composição e produção Lamont Dozier, Brian Holland, e Edward Holland, Jr. (conhecidos coletivamente como Holland -Dozier-Holland). Ele também cita artistas mais contemporâneos, tais como J Dilla, como influências significativas.

Carreira e momentos significativos[editar | editar código-fonte]

Originalmente, as músicas de Mayer Hawthorne foram feitas apenas para serem usadas em seus projetos paralelos como DJ e também pelo prazer de ouvir e fazer boa música, que era mostrada apenas aos amigos mais próximos. Mayer não teve nenhum treinamento vocal anterior. Mais ao ouvi-las, Peanut Butter Wolf, dono da gravadora Stone Throw Records, insistiu que fosse feito um álbum.  Após assinar contrato com a gravadora Stones Throw, ele mudou-se para Los Angeles em 2006 e começou a se apresentar.

Seu single de estreia, "Just Ain't Gonna Work Out"/"When I Said Goodbye", foi lançado num LP em forma de coração vermelho, em 04 de novembro de 2008. Seu segundo single Maybe So, Maybe No"/"I Wish It Would Rain  foi lançado em 19 de abril de 2009.  Seu álbum de estréia, A Strange Arrangement  foi lançado em CD e LP em pela Stone Throw em 8 de setembro de 2009.

A música "When I Said Goodbye", foi destaque no curta-metragem de Kanye West / Spike Jonze We Were Once a Fairytale.

Em 2011, Hawthorne realizada vocais para a canção SebastiAn "Love in Motion" destaque no álbum de 2011 de SebastiAn, Total.

Discutindo How Do You Do, seu segundo álbum, Hawthorne diz: "Eu encontrei o meu próprio som neste álbum, estou animado." O álbum tem um som vintage, que envolve doze faixas inspiradas nos anos 70, repleto de pop orquestral e linhas de baixo funkeadas. "Eu Peguei o que pude dos heróis do soul clássicos e atualizei com a música que eu amo e cresci ouvindo como Public Enemy e Juan Atkins e Cybotron". Ele primeiro encontrou sua voz musical no hip-hop e rap de seu pai, que toca em uma banda em Detroit, Michigan.

Em 15 de julho de 2011, Mayer Hawthorne foi um dos convidados, junto com Booker T. Jones, famoso tecladista da Memphis / Stax Records no Episódio 43 do webcast de Daryl Hall, Live From Daryl's House. Hawthorne, Hall, e Jones combinado com a banda da casa de Hall em "Strange Arrangement," "Green Onions", "No Strings," "Just Ain't Gonna Work Out," and "Your Easy Lovin' Ain't Pleasin' Nothin'" and Hall's "You Make My Dreams" and "Private Eyes. Durante o jantar de Hall para o grupo, Hawthorne afirmou que, ao trabalhar como um DJ de hip hop, ele começou a gravar suas próprias músicas no estilo Motown para evitar o pagamento de taxas para a amostragem de trabalhos de outros artistas. Ele também tocou todos os instrumentos em cada uma dessas faixas, além de gravar todos os seus vocais.

Mayer Hawthorne e The County foram convidados musicais no programa de TV Conan em 17 de outubro de 2011, e do Late Show with David Letterman em 25 de outubro de 2011. Em ambos os shows, o grupo se apresentou "The Walk", seu primeiro single a partir de How Do You Do.

No final de maio de 2013, Hawthorne lançou seu mais recente single "Her Favorite Song" de seu último álbum onde é que isto Porta Go. Note-se que o álbum é uma partida de seu estilo de retrocesso em seus últimos três álbuns.

Mais tarde naquele ano, ele recebeu uma indicação ao Grammy de "Melhor caixa ou edição especial limitada para seu álbum How Do You Do. 

Álbuns lançados[editar | editar código-fonte]

Year

Album

2009

A Strange Arrangement

2011

How Do You Do

2013

Where Does This Door Go

Seu trabalho de estreia é o álbum A Strange Arrangement, lançado em 8 de setembro de 2008,composto por treze faixas:

1. Prelude

2. A Strange Arrangement

3. Just Ain't Gona Work Out

4. Maybe So, Maybe No

5. Your Easy Lovin' Ain't Pleasin' Nothin'

6. I Wish It Would Rain 7. Make Her Mine

8. One Track Mind

9. The Ills

10. Shyny and New

11. Let Me Know

12. Green Eyed Love

13. Love Is Allright (faixa bônus)

Em 11 de outubro de 2011 Mayer lança How Do You Do, pela gravadora Universal Republic:

1. Get To Know You

2. A Long Time

3. Can’t Stop (ft. Snoop Dogg)

4. Dreaming

5. The Walk

6. Finally Falling

7. Hooked

8. Stick Around

9. The News

10. You Called Me

11. You’re Not Ready

12. No String

Shows no Brasil[editar | editar código-fonte]

Mayer se apresentou no Brasil por três vezes: em que veio ao Summer Soul Festival, em janeiro de 2011 (antecedendo o show de Amy Winehouse), e outra em turnê, em fevereiro de 2012.[2]

Em 2013, o cantor retornou ao Brasil divulgando seu novo trabalho ‘Where Does This Door Go’, fazendo shows em Porto Alegre (11 de dezembro) e São Paulo (12 de dezembro) e Rio de Janeiro.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]