Measure for Measure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Medida por Medida (Measure for Measure, no original) é uma comédia de autoria de William Shakespeare.

Teve como fonte a peça Promos and Cassandra e a novela Heptameron of Civil Discourses, ambas de George Whetstone, embora apresente muitas modificações.

Foi apresentada pela primeira vez em 1604, perante a corte de Jaime I. Foi uma das peças teatrais mais admiradas naquela época tendo como má apreciação da nobreza que atirava coisas contra os personagens durante as peças teatrais. Naturalmente poderia acontecer se esta fizesse parte do grupo de opositores ao regime que lhes estava a ser imposto pois o seu guião estaria permeado pela propaganda política do rei. O que é pertinente uma vez que ele era o patrono da companhia de Shakespeare desde o ano anterior, em 1603, conferindo ao seu teatro um papel importante na veiculação das ideias religiosas e políticas jacobitas[1] .

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Measure for Measure


Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.