Mecca-Cola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mecca-Cola
Tipo Refrigerante
Definição Normal
Sabor Noz-de-cola
Cor Caramelo
Origem  França
Criador Tawfik Mathlouthi
Lançamento 2002
Fabricante Mecca-Cola World Company
Distribuidor Mecca-Cola World Company
Comercialização Internacional
Slogan Agite sua consciência! Beba com compromisso!
Variante(s) Romã; Laranja; Limão
Relacionada(s) Ice Cola,Coca-Cola,Pepsi-Cola

Mecca-Cola é um refrigerante produzido pela Mecca Cola World Company, com objetivo de se instalar no mercado onde as marcas relacionadas aos Estados Unidos não são bem vindas, como na Palestina, comercializado como uma alternativa a marcas como Coca-Cola e Pepsi-Cola para consumidores “islamicamente corretos”.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O refrigerante Mecca-Cola foi lançado no dia 6 de novembro de 2002, na França, pelo empresário franco-tunisiano Tawfik Mathlouthi. A empresa fabricante é sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a bebida vendida no Oriente Médio e em alguns lugares da Europa e Índia Ocidental. [2] [3]

O nome “Mecca-Cola” foi inspirado no principal lugar santo do Islã, situado na Arábia Saudita e 10% de seus lucros são destinados à projetos humanitários e a “causa palestina”. [3] [4]

O refrigerante utiliza em seus slogans mensagens religiosas, contra a guerra e em defesa de uma posição anti-americana. O ativismo da marca pode ser visto pelo slogan: “Agite sua consciência! Beba com compromisso!” presente nas embalagens dos refrigerantes, que também apresentam pedido para que as pessoas evitem misturar a bebida com álcool. [4] [5]

Além da Mecca-Cola, a empresa fabrica os refrigerantes de sabores de romã, laranja e limão. [4]

Em outubro de 2003 a bebida foi a patrocinadora oficial da Organização da Conferência Islâmica (OIC), realizada na Malásia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CLENNELL, Andrew (The Independent Journal, 26 de novembro de 2003). British Mecca-Cola takes sweet revenge on corporate America (em inglês). Visitado em maio de 2010.
  2. FOLHA Online (Jornal Folha, 19 de janeiro de 2003). Refrigerante "engajado" Meca-Cola conquista Oriente Médio (em português). Visitado em maio de 2010.
  3. a b PARANÁ Online (Jornal O Estado do Paraná, 13 de janeiro de 2003). Refrigerante pró-palestinos faz sucesso na França (em português). Visitado em maio de 2010.
  4. a b c MURPHY, Verity (BBC News, 8 de janeiro de 2003). Mecca Cola challenges U.S. rival (em inglês). Visitado em maio de 2010.
  5. FOLHA Online (Jornal Folha, 4 de abril de 2003). Guerra fortalece boicote contra os EUA no Oriente Médio (em inglês). Visitado em maio de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]