Mecidiyeköy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turquia Mecidiyeköy  
—  Bairro (semt ou mahallele)  —
Mecidiyeköy está localizado em: Istambul
Mecidiyeköy
Localização de Mecidiyeköy em Istambul
41° 4' N 29° E
Cidade Istambul
Distrito Şişli
Bairros adjacentes Fulya, Kuştepe, Gültepe, Esentepe e Gülbahar
População (2008)
 - Total 20 331
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mecidiyeköy

Mecidiyeköy é um bairro de da aprte europeia de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Şişli. É um centro financeiro importante, rodeado pelos bairros de Fulya, Kuştepe, Gültepe, Esentepe e Gülbahar. Ali se situa o Estádio Ali Sami Yen, que até janeiro de 2011 foi a casa do clubde futebol Galatasaray Spor Kulübü.

O nome do bairro ("aldeia de Mecidiye" em turco) deve-se ao sultão otomano Abdül Mecid I (1823-1861), durante cujo reinado começou a ser construído. Até aos anos 1930 era uma área praticamente rural, à parte duma garagem da empresa municipal de autocarros de Istambul e duma grande fábrica de bebidas, a qual estava rodeada de vinhas e pinheiros. Essa situação mudou rapidamente e de forma radical década de 1950, quando se tornou uma das zonas com maior densidade populacional de Istambul. Em 2008 a população do bairro era de 20 331 habitantes.

Notas e fontes

  • Tarihçe (História) (em turco). www.sislibelediyesi.com. Şişli Belediyesi (Município de Şişli). Página visitada em 15 de agosto de 2011.