José Medeiros Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Medeiros Ferreira)
José Medeiros Ferreira
José Medeiros Ferreira
José Medeiros Ferreira
Ministro(a) de Portugal Portugal
Período I Governo Constitucional
  • Ministro dos Negócios Estrangeiros
Antecessor(a) -
Sucessor(a) Mário Soares
Dados pessoais
Nascimento 20 de fevereiro de 1942
Ponta Delgada, Açores
Morte 18 de março de 2014 (72 anos)
Lisboa, Portugal
Partido PS (1974–1979)
Reformadores (1979–1985)
PRD (1985–?)
PS (?-)
Profissão Professor

José Manuel de Medeiros Ferreira GCIHGCL (Ponta Delgada,[Nota 1] 20 de fevereiro de 1942Lisboa, 18 de março de 2014) foi um professor universitário, e político português, tendo feito parte do primeiro Governo Constitucional de Portugal, em 1976.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Frequentou o curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se destacou pelo carregado sotaque açoriano e pelas barbas à Antero de Quental. Ali conheceu a sua futura esposa, Maria Emília Brederode Santos, filha de Nuno Rodrigues dos Santos[1], sua colega nas revoltas estudantis de 1962[2] Foi vice-presidente da Comissão Pró-Associação da Faculdade de Letras. Desempenhou, com Jorge Sampaio, um papel determinante nas lutas estudantis dos anos sessenta, tendo sido em consequência disso proibido de frequentar qualquer universidade portuguesa, em processo de expulsão disciplinar. [3] Os advogados Jorge Sampaio, Salgado Zenha e Jorge Santos empenharam-se na sua defesa, mas a justiça fez orelhas moucas, o que o levou a exilar-se em Genebra. [4] [5]

Licenciou-se em História, pela Universidade de Genebra, em 1972, e doutorou-se em História Institucional e Política, pela Universidade Nova de Lisboa, em 1991.

Dedicou a sua vida profissional ao ensino universitário, que conciliou com uma ativa colaboração nos meios de comunicação social. Foi assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra (1972–1974) e assistente convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1981–1991), onde passou a professor auxiliar (1991–1999). Foi professor associado da mesma faculdade (desde 1999). Foi membro do Instituto de História Contemporânea e presidiu ao Conselho Geral da Universidade Aberta (desde 2009). Colaborou, igualmente, na lecionação do Mestrado em Relações Internacionais, na Universidade dos Açores, durante largos anos.

Foi autor de várias obras no domínio das Relações Internacionais.

Militante do Partido Socialista, Medeiros Ferreira foi eleito deputado à Assembleia Constituinte (1975) e chamado a exercer o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo Constitucional (1976–1978), chefiado por Mário Soares; cargo de que foi exonerado após rompimento de relações com Soares, desencadeada por divergências em matéria de relações diplomáticas do governo de então[6].

Conotado com a ala direita ou reformista do PS, formaria com António Barreto e Francisco Sousa Tavares, o Movimento Reformador ou Movimento dos Reformadores, em 1978. Este movimento viria, em 1979, a juntar-se à Aliança Democrática, coligação chefiada por Francisco Sá Carneiro, que incluía, além do PSD de Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles; embora nenhum dos reformadores tenham feito parte dos governos da AD.

Mais tarde, Medeiros Ferreira retirava o seu apoio à AD, até que, em 1985, o movimento terminou a sua existência. Em 1985 Medeiros Ferreira está com o general António Ramalho Eanes na criação do Partido Renovador Democrático, formação que, ao apresentar-se a votos nas eleições legislativas de 1985, provocará um grande abalo no resultado eleitoral do PS. Medeiros Ferreira voltaria depois ao PS.

A 13 de Julho de 1981 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.[7]

Um dos relatórios vazados no site WikiLeaks reporta a participação de Medeiros Ferreira na reunião do "Bilderberg Group" realizada em Aachen na Alemanha, a 18, 19, e 20 de Abril de 1980.[8]

A 9 de Junho de 1998 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.[7]

Nos últimos anos da sua vida foi cronista no Diário de Notícias, blogger no Bichos Carpinteiros, comentador desportivo da Antena 1, onde representava o Benfica no programa Grandes Adeptos, bem como comentador no programa Prova dos 9 da TVI24 e em diversos programas da SIC Notícias.

Morreu a 18 de março de 2014, aos 72 anos.[9]

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Ensaio histórico sobre a Revolução do 25 de Abril - o período pré-constitucional (1983)

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. O nascimento ocorreu na ilha da Madeira, tendo sido transportado para os Açores, onde foi registado.

Referências

  1. Mª Emília e Nuno Brederode Santos
  2. Revista E n.º 2056 (24 de Março de 2012). A Noite em que 1500 Estudantes Foram Presos, pág. 35.
  3. O recurso de Medeiros Ferreira foi publicado em livro pelo Supremo Tribunal Administrativo em 1967
  4. O movimento estudantil como motor da democratização da Universidade e da liberdade em Portugal -
  5. Movimento estudantil português: Antes e depois do Maio de 68 – artigo de Medeiros Ferreira em Ler História
  6. «Elementos para uma política externa do Portugal democrático, de Maria Inácia Rezola» (PDF). www.scielo.mec.pt 
  7. a b «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "José Manuel de Medeiros Ferreira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 12 de fevereiro de 2015 
  8. «Reunião do Grupo Bildeberg de 1980». Wikileaks.org. Consultado em 11 de maio de 2009. Arquivado do original em 11 de junho de 2009 
  9. Morreu Medeiros Ferreira, o lúcido e irónico "senhor Europa", Público, 18/03/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
Ministro dos Negócios Estrangeiros
I Governo Constitucional
Sucedido por
Mário Soares