Medley (natação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O medley, ou estilos, é uma modalidade (prova) que durante seu percurso engloba todos os 4 estilos da natação. Se a prova for disputada como revezamento (estafeta), a ordem é essa: costas, peito, borboleta e crawl (livre). Casa seja disputada de forma individual, a ordem será a seguinte: borboleta, costas, peito e crawl (livre).[1] A ordem dos estilos difere-se devido a partida de costas que deve ser realizada dentro d'água.

As regras para saídas são as mesmas, mas nas viradas o nadador deve completar a piscina dentro da regra de cada estilo que esteja nadando naquele momento (por exemplo, não pode virar-se de frente para a água antes que termine a piscina referente ao nado Costas - diferentemente da regra de virada do estilo Costas).[1] No caso de uma equipe, os nadadores vão saindo na medida em que os outros vão chegando, por exemplo, quando é dada a saída, o primeiro nadador (costas), quando completa sua prova, deve bater com a mão na borda e somente neste momento o próximo poderá sair.

Referências

  1. a b «SW 9.1; SW 9.2». FINA Swimmming Rules (PDF). Suiça: Federação Internacional de Natação - FINA. 30 de novembro de 2017. p. 12