MegaDriver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Megadriver
Informação geral
Origem São Paulo, São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Heavy metal, rock instrumental, música de jogos eletrônicos
Período em atividade 2003 - Atual
Página oficial www.megadriver.com.br/
Integrantes Nino MegaDriver
Bruno Galle
Arthur Kassardjian
Jeff Pound
Allan "Big Thunder"
Markolios
Ex-integrantes Daniel
Ricardo
Tura
Rubão

Megadriver é uma banda brasileira dedicada à criação de versões heavy metal dos temas dos videogames,[1] [2] realizando shows em eventos relacionados ao mundo dos videogames.[3] [4]

História[editar | editar código-fonte]

Megadriver é uma banda Brasileira dedicada a criação de versões heavy-metal dos temas dos maiores clássicos dos vídeo-games, a oficial criadora do estilo musical “GAME METAL”.

O grupo surgiu em 2003, da mente inquieta de Antonio Tornisiello(nino megadriver). No começo, a ideia não era formar uma banda, mas apenas fazer música solo, como um artista autônomo. “Eu tinha feito um desenho de uma guitarra baseada no meu antigo Mega Drive de brincadeira, pra ilustrar mesmo. Não tinha pensado seriamente em fazer uma guitarra assim”, disse Antonio, conhecido pelos apelidos “Nino” ou “MegaDriver”.

O começo do projeto está ligado diretamente com a criação da guitarra de Nino, que era estudante de multimídia computacional. “Usei um instrumento podre e barato. Com a guitarra de um lado, peguei meu primeiro modelo de Mega Drive, tirei a placa de circuito e desmontei o aparelho. Com ele aberto, fui encaixando peças da guitarra até tudo funcionar. A guitarra pegou de cara, com o botão de ligar e desligar do próprio Mega Drive, assim como os botões de volume”, explicou o músico, sobre o processo de criação de seu “mascote da banda”. “Hoje em dia eu nem utilizo muito essa guitarra. Ela é usada apenas em algumas músicas, como um símbolo”, disse ele.
Nino não é apenas músico, mas também entende de programação. Muitas de suas criações são extraídas de áudios retirados de jogos de videogame e alterados por ele. Para conseguir essas sonoridades ele crackeia os games. “Eu cheguei a fazer o curso de eletrônica quando estava na sétima série, aos 12 anos de idade. Meus videogames eu mesmo destravo. Sou um nerd, nerd de verdade. Eu não tenho roupa tipo Bazinga, dessa galera que curte Big Bang Theory. Se você é nerd, você hackeia para conseguir o que precisa”, disse o primeiro MegaDriver.

Quando o MegaDriver virou uma banda

Depois de criar a banda, Nino criou uma página na internet para divulgar músicas que ele tocava baseada em trilhas-sonoras de games. “Eu botei a página no ar, com caricaturas de membros fakes, inventados, de uma banda de mentira chamada MegaDriver. De dezembro de 2003 até janeiro de 2004, eu estava na maioria veículos principais da imprensa na internet. A aceitação foi absurda e eu comecei a fazer workshops. Tocava as músicas com playback em eventos, sozinho”, disse.

Em 2006, Nino decidiu deixar a banda fake e os workshops para transformar o projeto MegaDriver em um grupo de fato. Os integrantes que entraram eram do curso superior de multimídia computacional, na Universidade Metodista de Piracicaba. “Eu recebi convite para entrar no MegaDriver pessoalmente do Nino. A gente tinha amigos em comum na faculdade, mas nunca tinha se cruzado, disse Jefferson Alexandre Firmino, o baterista da banda.
“O Nino jogou a ideia de ter uma banda completa. Ele chamou o Jeff, o Ricardo, o Daniel e todo mundo já conhecia os instrumentos e eram fãs na faculdade. Além de fazer música, a gente desenvolveu jogos, porque estávamos em uma universidade de nerds, com matérias como cálculo. Chegamos a fazer games com nós mesmos como personagens, enquanto o Nino compunha a trilha”, explicou Rubens Benjamin Stulzer Junior, conhecido como “Rubão”.

Em meados de 2011 a banda sofre extremas mudanças com a entrada do vocal Allan Big Thunder, do guitarrista Bruno Galle e do baixista Arthur Kassardjian, se tornando assim uma banda extremamente forte e profissional.
O ulttimo a entrar na banda foi o arquiteto de video Markolios. Markolios criou a possibilidade de uma maior interação do publico com a banda durante os shows, fazendo desafios de jogos durante a apresentação e compartilhando com o publico videos dos games que são sincronizados com a sonoridade da banda ao vivo.
A Banda conta também com instrumentos e acessorios personalizados, cada qual baseado em algum game: Sonic Guitar(guitarra do sonic), Sega Guitar(guitarra do console megadrive), Akuma Guitar(guitarra do akuma street fighter), Thunder Bass(baixo do Gillius Golden Axe), Splatterhouse Mask(mascara do Rick Splatterhouse), Cosplay Heretic(roupa do protagonista do game Heretic) e Assassin's Creed Hand Symbol(marca dos assassinos nas mãos do arquiteto de video).

O grupo heavy metal MegaDriver comemorou 10 anos de carreira nos EUA. No dia 3 de Janeiro de 2014 a banda foi a atração principal da noite da 12ª edição do MAGFest, evento que acontece em National Harbor, Maryland, nos Estados Unidos. O evento reúne bandas e artistas do mundo gamer e é considerado o mais tradicional do gênero. Em sua última edição, no início de 2013 o evento reuniu mais de 9.000 fãs do universo nerd. Ano que vem é esperado um público de 12.000 pessoas.
MegaDriver será a primeira banda brasileira de metal gamer a participar do evento como uma das atrações principais. O grupo ficou conhecido mundialmente por suas versões pesadas de temas de videogames e coleciona mais de 200 músicas gravadas, ultrapassando a marca de 20 milhões de downloads no mundo todo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • Push Start Button (Round One) (2003)
  • Action Metal (2005)
  • Sword, Shurikins & Fists (A Tribute to Yuzo Koshiro) (2007)
  • Top Gear (2007)
  • MetalHog (2008)
  • Metal For Gamers (2011)
  • ROAR Live in MAGFest (2014)
  • Double K.O. (2014)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Metal Contra" (2004)
  • "Metal Axe - The Golden Axe Remix Project" (2004)
  • "Metal Beast - Rise From Your Grave!!!" (2004)
  • "Raging Metal" (2004)

Referências

  1. Rezende, Emerson (31 de maio de 2004). Terra Games: Entrevista: Banda une metal aos temas de games Redação Mega Driver. Visitado em 15 de fevereiro de 2011.
  2. Magnusson, Gustavo (29 de maio de 2007). Tributo pesado à música dos games Redação Folha de S.Paulo. Visitado em 15 de fevereiro de 2011.
  3. Verneque, Gustavo (22 de novembro de 2010). Banda Mega Driver empolga Brasil Game Show Redação Jornal O Fluminense. Visitado em 15 de fevereiro de 2011.
  4. Redação Brasil Game Show (2010). Apresentação da Banda Mega Driver. Visitado em 15 de fevereiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]