Mega Man VI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mega Man VI é um jogo criado pela Capcom para o Nintendo Entertainment System, em 1993. Faz parte da série “Mega Man”, composta, atualmente de dez episódios. O cartucho possuía 4 megabit de dados. O jogo foi feito para apenas um jogador. Mega Man VI foi o último episódio dessa série a ser lançado no NES, sendo que no ano seguinte foi lançado Mega Man VII apenas no sistema Super NES. Segundo dados contidos no próprio jogo, O projeto de Mega Man VI ficou a cargo de Turkey-613. Inafking cuidou do Desenho de Objetos, e a trilha sonora foi composta por Yuko.

Mega Man VI
Produtora Capcom
Editora(s) Capcom
Plataforma(s) NES 8-bit
Data(s) de lançamento Japão: 3 de Março de 1993, EUA: 30 de Outubro de 1993
Gênero(s) adventure, estilo plataforma (2D)
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Classificação ESRB: E (Everyone)
Média Cartucho

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dr. X, um mal intencionado cientista, surge para acabar com o torneio mundial de robôs, que ocorre anualmente. Ele os capturou para servir a seus propósitos, entre eles o de dominar o mundo. Mega Man descobre que Dr. X é o grande chefe do Dr. Willy, inimigo que Mega Man enfrentou desde o primeiro episódio da série. Mas haverá uma surpresa quando Mega Man derrotar Dr. X...

O jogo[editar | editar código-fonte]

Mega Man VI é dividido em três partes:

  • A primeira parte é composta de oito fases, onde Mega Man enfrenta os oito robôs guardiões do Dr. X.
  • A segunda parte é composta de quatro fases, dentro do castelo do Dr. X.
  • A terceira parte é no castelo do Dr. Willy, composta de mais quatro fases.

Os oito robôs[editar | editar código-fonte]

# Robô Mestre Arma Fraqueza Designer
DWNB-041 Blizzard Man Blizzard Attack Fire Blast Hirofumi Ogawa
DWNB-042 Centaur Man Centaur Flash Knight Crush Kazuki Kidoguchi
DWNB-043 Flame Man Fire Blast Wind Storm Noritsugu Kurokawa
DWNB-044 Knight Man Knight Crush Yamato Spear Daniel Wallie
DWNB-045 Plant Man Plant Barrier Blizzard Attack Nobuhiro Hoshino
DWNB-046 Tomahawk Man Silver Tomahawk Plant Barrier Yoshinobu Suda
DWNB-047 Wind Man Wind Storm Centaur Flash Michael Leader
DWNB-048 Yamato Man Yamato Spear Silver Tomahawk Rai Ichikawa

Rush, o cão- robô[editar | editar código-fonte]

Durante o jogo, Mega Man poderá contar com o auxílio de Rush, o seu cão- robô. Ele possui a capacidade de adaptar Mega Man para alcançar lugares inacessíveis,além de destruir grandes blocos de rocha. As duas formas de Rush são:

  • Rush Jet Adaptor: adapta a armadura de Mega Man de modo que ele possa voar por um curto período de tempo (cerca de três segundos). Desse modo Mega Man transforma- se em Jet Megaman: O Rush Jet Adaptor é habilitado quando Mega Man derrota o chefe de fase Plant Man,faz aparição em Megaman 7.
  • Rush Power Adaptor: adapta a armadura de Mega Man de modo que ele possa aumentar significativamente seu poder físico, dando um poderoso soco. Desse modo, Mega Man transforma- se em Power Megaman.O Rush Power Adaptor é habilitado quando Mega Man derrota o chefe de fase Flame Man.

A arma “Beat”[editar | editar código-fonte]

Na primeira parte do jogo, há quatro partes de um robô- pássaro chamado Beat, que estão escondidas em quatro diferentes fases. Em cada uma dessas fases, o jogador vai perceber que há dois caminhos a seguir. Se escolher o caminho correto –que geralmente é o mais difícil de atravessar – lutará com o chefe de fase em uma sala reservada. Derrotando-o, Mega Man consegue, além da arma do oponente, uma das quatro partes que compõem o pequeno robô- pássaro, que poderá ser usado na segunda parte do jogo, dentro do castelo do Dr. X. As quatro partes estão localizadas nas seguintes fases: Tomahawk Man – nessa fase há a parte “B” de Beat. Yamato Man – nessa fase há a parte “E” de Beat. Knight Man – nessa fase há a parte “A” de Beat. Centaur Man – nessa fase há a parte “T” de Beat.

A história de Megaman VI[editar | editar código-fonte]

Mega Man VI foi lançado numa época em que o NES já estava em segundo plano, pois em 1993 os consoles mais populares eram da plataforma 16-bit, como o Sega Mega Drive e o Super NES. Por isso, Mega Man VI não fez parte da “era dourada” da série Mega Man, que ocorreu entre os anos de 1988 - com o lançamento de Mega Man II - e 1991, com o lançamento de Mega Man IV. Mesmo assim, o jogo apresenta o mesmo nível de qualidade que acompanha toda a série Mega Man, com destaque no desenho gráfico e na trilha sonora.

Pode-se afirmar que Mega Man VI foi um bom jogo lançado tardiamente, em um console que já estava envelhecido. Por isso, Mega Man VI foi provavelmente um dos jogos menos conhecidos da série Mega Man lançada para NES.

Além disso, no mesmo ano de 1993, a Capcom lançou para o Super NES, simultaneamente, o primeiro jogo da série Megaman X, que fez sucesso e rendeu várias continuações. Isso comprometeu definitivamente a série Megaman lançada para o NES. Por isso, Mega Man VII e Mega Man VIII acabaram sendo lançados para Super NES e Playstation respectivamente. Concluindo: Mega Man VI foi o último jogo da série Mega Man a ser lançado para a antiga plataforma 8-bit da Nintendo.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial da Capcom, em inglês e japonês.

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.