Mega Man X3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Mega Man X3
Capa do jogo para Super Nintendo
Desenvolvedora Capcom
Minakuchi Engineering
Publicadora(s)
Designer Sho Tsuge[1]
Yoshihisa Tsuda[1]
Compositor(es) SNES:
Kinuyo Yamashita
PS1/Saturn/PC:
Toshihiko Horiyama
Shusaku Uchiyama
Yoshino Aoki
Plataforma(s) SNES, PlayStation, Sega Saturn, PC, celulares
Série Mega Man X
Data(s) de lançamento SNES
PlayStation/Saturn
PC
  • JP 28 de março de 1997[1]
  • AN 5 de outubro de 1998[5]
Celulares
  • JP 1º de julho de 2010[6]
Gênero(s) Ação, plataforma
Modos de jogo Um jogador
Número de jogadores 1
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)
Média Cartucho de 16-megabits
CD-ROM
download
Controles gamepad, teclado
Idioma japonês
Traduções inglês
Último
Último
Mega Man X2
Mega Man X4
Próximo
Próximo

Mega Man X3, conhecido como Rockman X3 (ロックマンX3, Rokkuman Ekkusu 3?) no Japão, é um jogo eletrônico desenvolvido pela Capcom para o Super Nintendo Entertainment System (SNES). O jogo foi originalmente lançado no Japão em 1º de dezembro de 1995 e, posteriormente, na América do Norte e regiões que usam o sistema PAL, em 1996. É o terceiro jogo da série Mega Man X ​​série e o último a aparecer no SNES. Mega Man ​​X3 tem lugar em um futuro fictício em que o mundo é habitado por seres humanos inteligentes e robôs chamados "Reploids". Tal como os seus criadores humanos, alguns Reploids se envolvem em destrutivos crimes e são rotulados como "Mavericks". Depois de derrotarem duas vezes Sigma o líder dos Mavericks, os heróis Mega Man ​​X e Zero tem de lutar contra um cientista Reploid chamado Dr. Doppler e sua utopia de seguidores Mavericks.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

X: o robô original construído por Thomas Light. Foi encontrado por Cain que originou a nova geração de robôs conhecida como "reploids". É o personagem principal da série X, não sofreu nenhuma alteração de jogabilidade neste jogo.

Zero: parceiro e melhor amigo de X, considerado por alguns coadjuvante ou personagem principal, tem seu papel secundário neste jogo, se tornando jogável só em alguns momentos. Apresenta jogabilidade diferente da apresentada nos jogos seguintes, podendo ainda utilizar seu Z-buster, mas seu Z-saber pode apenas ser utilizado como combo, após acumular energia.

Dr.Doppler: cientista reploid que criou um computador neural capaz de neutralizar as atividades Mavericks, que os impede de agirem sem controle ou em desacordo com o ordenado. Muitos reploids se juntaram e criaram uma cidade junto a ele, nomeando de "Doppler Town", uma comunidade utópica perfeita. Mas após alguns meses, os Mavericks que deveriam ter sido neutralizados pelo computador neural se mostraram de novo como inimigos, e todos os investigadores do Maverick Hunters apontaram Dr.Doppler como o organizador da revolta.

Dr.Cain: cientista humano que descobriu X e criou os "reploids" baseados na estrutura dele. Neste jogo, Cain aparece raras vezes apenas para comunicar X e Zero sobre algo incomum ocorrido.

Sigma: o ex-comandante dos Maverick Hunters que organizou a primeira revolta contra os humanos e espalhou o Zero Virus, iniciando a Marverick Wars. Retorna para manipular Doppler através do vírus, fazendo-o criar um novo e muito mais poderoso corpo para destruir X e Zero definitivamente.

Resumo[editar | editar código-fonte]

A Doppler Town entra em rompimento pela revolta dos Mavericks liderada por seu próprio fundador, Dr.Doppler. X e Zero eliminam muitos Mavericks pelos arredores da Doopler Town, e a partir dos dados dos Mavericks analisados pelo Dr.Cain, a localização da base de Doppler é revelada. Após o confronto com Doppler, foi descoberto que ele fora manipulado pelo vírus de Sigma, e induzido a construir um terrível novo corpo para o mesmo. Após mais um duro confronto, X derrota Sigma mais uma vez.

Chefes, Armas e Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Chefes Espécie Armas Fraquezas
Blast Hornet(Vespa Explosiva) Vespa Parasitic Bomb Gravity Well
Blizzard Buffalo(Búfalo Nevasca) Búfalo Frost Shield Parasitic Bomb
Gravity Beetle(Besouro Gravidade) Besouro Gravity Well Ray Splasher
Toxic Seahorse(Cavalo Marinho Tóxico) Cavalo Marinho Acid Burst Frost Shield
Volt Catfish(Peixe Gato Elétrico) Peixe Gato Triad Thunder Tornado Fang
Crush Crawfish(Lagosta Trituradora) Lagosta Spinning Blade Triad Thunder
Tunnel Rhino(Rinoceronte Túnel) Rinoceronte Tornado Fang Acid Burst
Neon Tiger(Tigre Neon) Tigre Ray Splasher Spinning Blade
  • Uma curiosidade: O personagem Auto (Mega Man 7-10) aparece na introdução de Volt Catfish (exceto na versão para SNES). Não se sabe ao certo se isso é apenas um Easter Egg, ou se quer dizer algo sobre o série clássica de Mega Man.

Armaduras e atualizações[editar | editar código-fonte]

  • Max Armor ou Hyper Armor:

Armadura obtida por X nas fases dos oito chefes. As cápsulas estão dispostas de forma que em cada fase pode-se encontrar ou uma cápsula de chip (rosa) ou uma de parte da Max Armor (verde). Só se pode obter uma das quatro cápsulas de chip, e é necessário ter a parte da Max Armor correspondente.

Cabeça:possibilita X de receber dados via satélite sobre a fase em que se encontra, podendo visualizar inclusive as áreas de localização de cápsulas, sub-tanks e hearth tanks e, inclusive CHIPS (exceto a Golden armor). O chip da parte da cabeça permite que X recarregue sua energia apenas ao ficar parado.

Braços: X poderá atirar dois tiros carregados de uma vez, de forma similar ao X2. Se os dois tiros se encontrarem, suas energias se fundem e se amplificam.O chip dos braços garantem a X a habilidade de "Hyper Charge", que como um especial, pode ser recarregada ao receber dano. X pode atirar diversos tiros carregados seguidos sem precisar carregar, mas tal função consome a energia necessária.

Corpo: Se X receber dano, um campo de energia o envolverá e protegerá por tempo limitado. O chip aumenta o poder defensivo de X, recebendo ainda menos dano.

Pernas: permitem X realizar o air-dash, podendo até direcioná-lo para cima. Com o chip, X poderá realizar um dash duplo.

  • Hyper Special Armor,Golden Armor, Hyper Gold Armor ou Max Gold Armor:

Armadura que contém todas as habilidades que podem ser adquiridas individualmente com cada chip. Pode ser encontrada no primeiro estágio do Dr.Doppler (Godkarmachine O'Inary ou Press Disposer), de forma similar a como se obtinha o Shoryuken no X2. Necessita-se ter todos os hearth tanks, sub-tanks, todas as partes da Max Armor, nenhum chip e com life cheio.

  • Heart Thanks:

Assim como em Megaman X1 e Megaman X2, são itens que podem ser encontrados um em cada fase, que aumentam o tamanho da barra de life do X.

  • Sub-Tanks:

Com tais items, X pode armazenar energia para uso posterior. Uso de forma similar ao de Megaman X1 e X2.

  • Ride Armors:

Ride armors na verdade são como robôs móveis, os quais, quando você controla o megaman x, você pode, digamos, montar neles. Eles são como se fosse uma armadura móvel e possuem um tanque de vida, assim como o X. Bem, só que antigamente, você encontrava essas armaduras no meio da fase, e simplesmente montava nelas. No X3, no entanto, você pode "invocar" o poder delas em locais específicos depois de pegar os itens respectivos, que são os corações pequenos com as letrinhas.

No entanto, no X3, você não pode usar essas armaduras sem pegar a armadura ride armor principal antes, que é a Chimera armor. Diferentemente das outras, esta não é um item em forma de coração, e sim um robô mesmo que fica escondido na fase do Blast Hornet.

  • Z-Saber:

X pode obter a Z-Saber de seu amigo, o utilizando de forma similar a que Zero o usa neste jogo. Para obtê-la, derrote Bit, Byte e 6 dos 8 mavericks. Depois, vá até a fase do Volt Catfish e na primeira plataforma, desça por ela e entre na cápsula. Assim você será teleportado para uma fase diferente onde o chefe inimigo é Vile MK2. Derrote Vile MK2 com o X-Buster(quando Vile estiver no Ride Armor) e o ataque Ray Splasher(quando Vile estiver fora do Ride Armor). Depois de Vile ser destruído, escape da fase em 50 segundos. Depois, na segunda fase do Doppler, se aparecer uma curta parte da fase cheia de água depois da cápsula do Ride Armor, o truque funcionará. Passe pela parte da água sem receber dano e na porta do inimigo, troque para Zero, entre, e lute contra o sub chefe Moskitus e vença. Então ele cairá em cima de Zero deixando-o fraco e assim Zero irá dar a Saber para X. A Saber com X, lancará um ataque que pode tirar até metade da energia de um chefe inimigo.

Extras[editar | editar código-fonte]

  • Versão para PSX, Saturn,PC, Ps2 e GameCube: Megaman X3 foi o primeiro jogo da Série a sair para Playstation , Saturn, PS2 e GC como MMX Collection, e teve como maior novidade a aparição de Animes durante o percorrer e na abertura do jogo, contando um pouco a história do mesmo e principalmente porque é o único jogo da série até hoje que as apresentações do chefe também estão em animes, dando um novo charme ao jogo (Mas os desenhos animados tem inúmeros erros grotescos de produção e de linearidade, como o Zero sem ombreiras em algumas partes e outras com). As músicas e efeitos sonoros foram remixados, com qualidade melhor que aqueles do Super Nintendo. A Versão para 32 Bits saiu no ano de 1996.
  • Versão não oficial para Mega Drive: Existe uma versão hackeada para Sega Genesis, com alguns defeitos, músicas trocadas, erros de partes do jogo que o faz ficar incompleto. Esse jogo não é muito popular entre os jogadores, que preferem suas versões originais (SNES, Playstation, Sega Saturn e PS2). Mas sua versão física (Cartucho) - Assim como sua versão original para Super Famicon - ficou muito valorizada com o passar dos anos, mesmo sendo um jogo não-oficial.

Referências

  1. a b c d e Mega Man X: Official Complete Works (em inglês). [S.l.]: Udon Entertainment, 6 de janeiro de 2010. 28–39 pp. ISBN 978-1-897376-80-5
  2. Nintendo staff. Super NES Games (PDF). Nintendo. Página visitada em 24 de setembro de 2011. Cópia arquivada em 14 de junho de 2011.
  3. Total! staff. (May 1996). "Mega Man X3" (em alemão). Total!: pp. 36–7 pp.. Future plc.
  4. Yeo, Matt. (abril de 1997). "Review: Mega Man X3" (em inglês). Sega Saturn Magazine (18): pp. 74–5 pp.. EMAP. ISSN 1360-9424.
  5. Hulsey, Joe (5 de outubro de 1998). Capcom announces Mega Man X3 (em inglês). Computer Games Magazine. TheGlobe.com. Página visitada em 15 de fevereiro de 2012. Cópia arquivada em 14 de outubro de 2002.
  6. GameSpot staff (1º de julho de 2010). EZアプリ「バイオハザード Survival Door」&「ロックマンX3」配信開始! (em japonês). GameSpot. CBS Interactive. Página visitada em 12 de julho de 2010.