Megan Mullally

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Megan Mullally
Nascimento 12 de Novembro de 1958 (55 anos)
Los Angeles, California
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Ocupação Actriz
Cônjuge Michael A. Katcher (1992–1996)
Nick Offerman (2003–presente)
Prémios Screen Actors Guild
2001 - Will & Grace (Melhor Atriz (série de comédia))
2002 - Will & Grace (Melhor Atriz (série de comédia))
2003 - Will & Grace (Melhor Atriz (série de comédia))
Página oficial
IMDb: (inglês)


Megan Mullally (Los Angeles, Califórnia, 12 de Novembro de 1958) é uma premiada atriz norte-americana conhecida, entre outros, pelo papel de Karen Walker na série de televisão Will & Grace.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Megan cresceu em Oklahoma City, Oklahoma. Seu pai, Carter Mullally, Jr. foi um actor que trabalhou para a Paramount Pictures durante a década de 1950 e sua mãe era modelo. Ela estudou balet desde os seis anos de idade e fazia parte de um grupo de dança enquanto frequentava o liceu. Logo após graduar-se no segundo grau da Casady High School, entrou para a Northwestern University, onde estudou Literatura Inglesa e História da Arte. Contudo, largou tudo antes de se formar. Megan começou a actuar frequentemente em peças na cidade, e trabalhou com teatro em Chicago durante seis anos.[1]

Mudou-se para Los Angeles em 1981, quando começou a ter pequenos papéis em filmes. A sua estreia na televisão deu-se com a série The Ellen Burstyn Show (1986) e fez participações especiais em séries famosas como Seinfeld, Frasier, Wings e Mad About You. Em 1998, ela conseguiu o papel de Karen Walker, a exuberante, alcoólica, viciada em medicamentos, milionária assistente de Grace Adler na série Will & Grace. Dois anos após o início da série, em 2000, foi agraciada com um Emmy de melhor actriz secundária em comédia televisiva, tendo ganho também no ano de 2006 na mesma categoria (e foi seguidamente nomeada para o mesmo prémio em 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005), e também ganhou três “Screen Actors Guild”.

Teve sua estreia na Broadway em 1994 com o musical “Grease”, e depois apareceu na peça “How to Succeed in Business Without Really Trying” (“Como ser bem sucedido nos negócios sem fazer esforço”). Ela começou seu próprio espectáculo, Sweetheart, em Los Angeles, em 1999.

Mullally é também cantora e apresenta-se com o seu próprio grupo, chamado “The Supreme Music Program”. A banda lançou dois álbuns aclamados pela crítica, “The Sweet-Heart Break” e “Big as a Berry”.

Devido a uma entrevista que deu, em 1999, à revista "The Advocate" (uma revista bimestral voltada ao público GLS) onde afirmava ser normal as pessoas sentirem-se atraídas umas pelas outras independentemente do seu sexo, foi considerada bissexual, apesar da actriz já ter, posteriormente ao seu casamento com Nick Offerman, afirmado não ser bissexual nem alguma vez ter estado envolvida com alguma mulher.

Entre 1992 e 1996 foi casada com o agente de actores Michael A. Katcher e em Setembro de 2003 casou com o seu actual marido, o actor Nick Offerman (que participou da série Will & Grace durante a quarta temporada). Após o final da série Will & Grace em 2006 a actriz teve o seu próprio talk-show entre Outrubro de 2006 e Janeiro de 2007 e tem sido actriz convidada de diversas séries, entre elas, Parks and recreation, onde contracenou com o seu marido (no papel de sua ex-mulher). Foi protagonista na série cancelada "in the motherhood". Participou na sequela de 2009 do filme "Fame" e actualmente podemos vê-la como protagonista na série "Party Down".

Megan tem aparecido em vários comerciais, tais como o do chocolate M&M’s, o site cheaptickets.com e, recentemente, I can't belive it's not butter.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]