Megascolides australis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMegascolides australis
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn2.3 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Annelida
Classe: Clitellata
Subclasse: Oligochaeta
Família: Megascolecidae
Género: Megascolides
Espécie: M. australis
Nome binomial
Megascolides australis
McCoy, 1878

Megascolides australis, popularmente conhecida por Minhoca Gigante de Gippsland, é uma espécie de minhoca nativa da Austrália. É uma minhoca de grandes dimensões, mediando em média 80 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, podendo atingir os 3 metros de comprimento. Possuem uma cabeça de cor púrpura escuro e um corpo de cor rosa acizentado.

Vivem no subsolo de terrenos argilosos, na região de Gippsland, na Austrália.

Vivem em sistemas de tocas por eles construídos e necessitam de água no seu ambiente para poderem respirar. Raramente saem dos seus sistemas de tocas.

Têm uma longevidade elevada para um invertebrado, podendo demorar até cinco anos a atingir a maturidade. Reproduzem-se nos meses mais quentes, produzindo ovos encasulados. Os juvenis saem dos ovos após 12 meses, já com cerca de 20 cm de comprimento.

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

Tal como aconteceu com muitas espécies nativas da Austrália, a colonização europeia causou o declínio desta espécie. Actualmente é uma espécie protegida.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Anelídeos, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Links Externos[editar | editar código-fonte]