Megascops choliba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCorujinha-do-mato
Megascops choliba-0.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Género: Megascops
Espécie: M. choliba
Nome binomial
Megascops choliba
(Vieillot, 1817)
Sinónimos
Otus choliba (Vieillot, 1817)

Megascops choliba, popularmente conhecida como corujinha-do-mato, é uma espécie de ave da família Strigidae.[1]

Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas. São encontradas em como em todo o Brasil, principalmente em orla de matas, cerrados, sítios e cidades.

Nicho ecológico: A corujinha-do-mato não é estritamente noturna e fica quase sempre empoleirada em árvores. É uma das corujas mais comuns em cidades, parques urbanos e fazendas. Seu canto lembra o de um sapo-cururu. Caça grandes insetos como gafanhotos e mariposas, principalmente próximo a postes de iluminação, onde estes se concentram. Menos freqüentes em sua dieta, mas também importantes são pequenos vertebrados como camundongos e pequenos passaros. Buscam abrigo diurno em troncos de árvores mortas e podres, como aqueles feitos por pica-paus. É nesses buracos que também constrói seus ninhos

Referências

  1. Owls. IOC World Bird List. Página visitada em 19 de Setembro.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Megascops choliba
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.