Mehmet Okur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mehmet Okur (26 de Maio de 1979 em Yalova, Turquia) é um jogador turco de basquete, que atualmente joga pelo Portland Trail Blazers, na NBA. Tem 2,11m e pesa 119 kg, joga como ala e pivô.

Carreira profissional[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira profissional no Oyak Renault na Turquia em 1997. No ano seguinte se transferiu para o Tofaş S.K. onde ficou até 2000, quando foi para o Efes Pilsen, time que representa a Turquia há anos na Euroliga em 2000. Em 2001 foi para a loteria da NBA, sendo selecionado pelo Detroit Pistons na 38ª escolha. Mas só na temporada 2002-03 é que Okur foi para a NBA, jogou pelo time que lhe escolheu, e na temporada seguinte acabou campeão da NBA, porém era reserva. Em 2004-05 seu contrato com o Detroit Pistons acabou, e o Utah Jazz ofereceu-lhe um contrato maior e ele foi para Salt Lake City, após uma temporada sofrível de seu time, a equipe conseguiu uma boa escolha de draft (Deron Williams), o que fez as médias de todo time crescerem, inclusive as de Okur que foi de 12 a 18 pontos por jogo. Mas em 2006-07 ele e o Jazz chegaram ao seu auge, Okur foi All-Star e o Utah Jazz chegou na final da conferência oeste, na temporada seguinte o time foi longe novamente, mas Okur não foi All-Star, embora jogasse em alto nível.Em 2011 foi para os New Jersey Nets em troca de uma segunda-pick no draft.Em 2012 foi para o Portland Trail Blazers numa troca que levou Gerald Wallace para o New Jersey Nets.

Prêmios e honras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Basketball pictogram.svg Este artigo sobre um(a) basquetebolista, integrado ao Projeto Basquetebol, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.