Melbourne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Austrália Melbourne  
—  Cidade  —
Topo: Centro de Melbourne, centro/esquerda: Flinders Street Station, centro/direita: Santuário da Lembrança, centro: Federation Square, baixo/esquerda: Melbourne Cricket Ground, baixo/direita: Edifício da Exposição Real.
Topo: Centro de Melbourne, centro/esquerda: Flinders Street Station, centro/direita: Santuário da Lembrança, centro: Federation Square, baixo/esquerda: Melbourne Cricket Ground, baixo/direita: Edifício da Exposição Real.
Bandeira de Melbourne
Bandeira
Brasão de armas de Melbourne
Brasão de armas
lema Vires Acquirit Eundo
(No latim: Nós adquirimos a força como nós prosperamos)
Melbourne está localizado em: Austrália
Melbourne
Localização de Melbourne na Austrália
37° 48' 49" S 144° 57' 47" E
Estado Victoria
Área
 - Total 8 806 km²
População (2011)
 - Total 4 137 432
    • Densidade 469,84/km2 
Sítio www.melbourne.vic.gov.au

Melbourne ou, raramente na sua forma aportuguesada, Melburne[1] é a capital e a maior cidade do estado de Victória, na Austrália. É a segunda maior região metropolitana do país e está localizada na costa sul australiana. É um grande centro industrial, possuindo indústrias de construção naval, de maquinaria agrícola, têxtil e de objectos elétricos, comercial, exportando algodão e bens agrícolas e agro-industriais e de transportes, a cidade é um dos principais pólos econômicos do país. Há cerca de 62 mil habitantes na cidade propriamente dita e mais de 4 milhões de habitantes na sua região metropolitana.

Foi fundada em 1835 e foi a capital da federação entre 1901 e 1927. Sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1956 e é considerada uma cidade global beta + pela Loughborough University. A cidade recebe anualmente mais de um milhão de turistas estrangeiros e mais de 7 milhões de australianos, sendo um dos principais destinos turísticos do país. Existem vários pontos de interesse, como as Torres Rialto, e a Torre Eureka, para além de vários parques, museus, entre outras atrações.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 1835 e a sua designação actual foi atribuída dois anos mais tarde por Lorde Melbourne.

Melbourne teve dois grandes ciclos de desenvolvimento. O primeiro foi na década de 1850, impulsionado pela procura do ouro, que originou um grande crescimento da cidade, de tal forma que ultrapassou Sydney e tornou-se a capital temporária e sede do governo australiano, entre 1901 e 1927.

O segundo acontecimento que proporcionou o seu desenvolvimento foi o incentivo dado pelo Governo à imigração após a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente de europeus, mas também de asiáticos, assim como o acontecimento desportivo importante que foi a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1956.

Atualmente Melbourne é umas das maiores cidades do mundo com maior qualidade de vida [2]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Melbourne localiza-se no sudeste da Austrália. A cidade é atravessada pelo Rio Yarra, situando-se junto a Port Phillip. Melbourne é uma cidade australiana típica, com baixa densidade demográfica na sua área metropolitana. Tem vários parques e jardins, muitos dos quais junto ao centro da cidade. O clima é temperado.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima de Melbourne é temperado oceânico, com precipitações uniformes durante o ano inteiro. As estações do ano são bem definidas.

Durante o inverno, há muitos dias nublados e chuvosos, mas a chuva geralmente é leve, então o acumulado não é grande. Devido à esses dias nublados, a temperatura pouco varia ao longo do dia. Às vezes, massas de ar de origem polar atingem a região e faz a temperatura cair para abaixo de zero durante a madrugada. Precipitação em forma de neve não é comum, mas pode ocorrer em invernos severos.[3]

No verão, apesar de a quantidade média de chuva registrada ser idêntica à do inverno, a umidade é, em média, um pouco menor do que no inverno, já que a tendência é de vento vir de norte. O número de dias ensolarados também é maior, permitindo que a temperatura se eleve bastante em dias mais secos.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Melbourne é uma cidade multicultural. Uma importante percentagem dos seus habitantes nasceu no estrangeiro. Atualmente a população da cidade é de cerca de 4 milhões e 137 mil habitantes, sendo esperado que atinja a marca dos 4,5 milhões em 2030 e 6,7 milhões em 2056. A cidade concentra cerca de 70% dos habitantes do estado de Victoria.

Política[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Melbourne tem seis cidades irmãs.[4] São elas:

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade destaca-se pela existência da Universidade de Melbourne, fundada em 1853, a Universidade Monash, fundada em 1958, Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, fundada em 1887 e a Universidade La Trobe, fundada em 1964, possuindo também um Colégio Técnico e uma conhecida escola de ballet.

Panorama de Melbourne.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Na cidade celebram-se vários eventos culturais anuais. Em Melbourne existem ainda vários pontos de interesse. São de destacar a Galeria Nacional, o Centro de Arte Vitoriana, o Jardim Botânico, a prática de desportos aquáticos na baía e pista de Fórmula 1, no Albert Park. Melbourne é considerada a capital cultural da Austrália.

O Circuito de Albert Park recebe anualmente a Fórmula 1. O Grand Prix de Melbourne é considerado um dos mais difíceis para pilotos americanos e europeus devido ao fuso horário australiano.

Referências

  1. Fernandes, Ivo Xavier. Topónimos e Gentílicos. Porto: Editora Educação Nacional, Lda., 1941. vol. I.
  2. Revista TAM nas Nuvens Edição Abril 2014 - http://www.tamnasnuvens.com.br/
  3. http://www.smh.com.au/environment/weather/snow-falls-on-coldest-october-day-in-40-years-20121011-27f8j.html
  4. City of Melbourne — International relations — Sister cities City of Melbourne. Página visitada em 4 de abril de 2008.
  5. Twinning Cities City of Thessaloniki.. Página visitada em 2009-07-07.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Melbourne

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Imagem: Edifício da Exposição Real e Jardins de Carlton A cidade de Melbourne inclui o sítio [[Edifício da Exposição Real e Jardins de Carlton]], Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg