Melchior Anderegg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melchior Anderegg com 68 anos

Melchior Anderegg (Zaun, 28 de março de 1828 - Hausen, 8 de dezembro de 1914) foi um célebre guia de alta montanha suíço.

Começou como escultor em madeira e percorreu os glaciares à procura de pedaços de madeira partindo do hospício no Passo de Grimsel. O gosto pela montanha "apanha-o" e com Christian Almer são os primeiros suíços a fazerem de guia de alta montanha uma profissão.

O Rei dos guias de montanha como era conhecido pela aristocracia inglesa foi guia de Leslie Stephen fundador do Alpine Club. Na família, o seu primo Jakob Anderegg é conhecido por ser o Príncipe dos guias.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Uma publicação londrina de 1857 pondo em valor as suas qualidades de alpinista assegura a sua fama como Rei dos guias de montanha. Acompanhou os mais célebres alpinistas ingleses a partir de 1859, na chamada Idade de ouro do alpinismo.

Em Escalades dans les Alpes, Edward Whymper descreve a sua reputação: "Quem é Melchior Anderegg? Os que me fazem esta pergunta nunca viajaram nos Alpes suíços, onde o nome de Melchior é tão conhecido como o de Napoleão. Melchior, também no seu género, é um imperador".

Imagens[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências