Membrana sinovial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Membranas sinoviais são uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste as superfícies das ATMs, especialmente nas regiões mais vascularizadas e inervadas da zona retrodistal.

Este tecido produz o líquido sinovial, o qual é viscoso, nutritivo, lubrificante e deslizante. Quando a articulação encontra-se sob maior pressão e os números de movimentos mandibulares se intensificam, há aumento da quantidade do líquido sinovial, promovendo lubrificação e nutrição a toda superfície da ATM, facilitando os movimentos de uma superfície sobre a outra.

Função da membrana sinivial: Preenchimento dos espaços livres intra-articulares,que permitem movimentos articulares sem causar danos,produz e reabsorve o líquido mantendo o equilibrio fisiológico,constitui um filtro para trocas entre a cavidade articular e os tecidos com capacidade de depuração e fagocitários.