Memorial Frei Damião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santuário de Frei Damião
MemorialFreiDamiao2.jpg
Estátua de Frei Damião.
Dados Técnicos
Localização Guarabira, Paraíba
País  Brasil
Arquiteto Escultor Alexandre Azêdo de Lacerda
Arquiteto Gilberto Guedes
Engenheiro Argemiro Brito de França
Altura total 34.0 m
Altura da estátua 22.0 m
Altura do pedestal 12.0 m
Peso da Estátua   750 toneladas
Início da construção 25 de Março de 2000
Inaugurado em 19 de Dezembro de 2004
Administração Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Reitor do santuário Frei Cláudio Simões Galindo

O Santuário de Frei Damião, situado na cidade de Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil[1] .

A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis [2] . Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.

O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira (2000) Léa Toscano, e seu marido o deputado estadual Zenóbio Toscano.

O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então administrador apostólico Dom Jaime Vieira Rocha em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.

Em 29 de Abril de 2013, Dom Lucena, Bispo de Guarabira entregou o Santuário de Frei Damião aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual o Servo de Deus Frei Damião fazia parte. Nomeando Reitor o Frei José Walden de Oliveira, OFMcap. Atualmente, administra o local o Frei Franklin Diniz.

Situação geográfica[editar | editar código-fonte]

O santuário fica situado em Guarabira, no Piemonte da Borborema, a 98 quilômetros da capital, João Pessoa, no estado da Paraíba, na Serra da Jurema (Nome denominado ao pico onde se encontra o Memorial).

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

A principal atração do Santuário é a estátua do Frei Damião que tem cerca de 34 metros de altura e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Do alto da Serra da Jurema, é possível ver toda a cidade, e algumas cidades próximas situadas num raio de 50 quilômetros.

O monumento possui ainda um museu,que foi montado com a consultoria da Fundação Joaquim Nabuco, casa de ex-votos, praça de celebração, capela e Via Sacra.

O museu do Santuário de Frei Damião além de objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos dispõe ainda de várias estátuas em tamanho natural, as quais reproduzem aspectos da vida do Santo das Missões. Por decreto da lavra do Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira, Dom Jaime Vieira Rocha, o Memorial de Frei Damião, no final de 2007, foi elevado à categoria de Santuário Diocesano. Com a medida lá podem ser realizados casamentos e batizados.

Acesso

Os dois acessos ao Santuário são pavimentados e iluminados. Do alto, pode-se ver toda a cidade de Guarabira. Ao longo do percurso, é possível ver todas as estações da Via Crucis, fruto do trabalho de artesões locais, além do Cruzeiro, que foi erguido bem antes do Memorial, na década de 60.

Posição.

Com aproximadamente 34 metros de altura o memorial atrai turistas de vários locais e é a 3º maior estatua do brasil, perdendo somente para o Cristo Redentor e pro Alto de Santa Rita de Cássia, a maior estátua da América e a maior estátua católica do mundo.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Turismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.