Menino do Pelô

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Menino do Pelô"
Menino do Pelô
Single de Daniela Mercury com a participação do Olodum
do álbum Daniela Mercury
Lançamento 1991
Formato(s) Airplay
Gênero(s) Axé
Gravadora(s) Eldorado
Cronologia de singles de Daniela Mercury com a participação do Olodum
"Swing da Cor"
(1991)
"O Canto da Cidade"
(1992)

"Menino do Pelô" é uma canção gravada em 1991 pela artista musical brasileira Daniela Mercury para seu álbum de estréia auto-intitulado.

Informação[editar | editar código-fonte]

Escrita por Saul Barbosa e Gerônimo, "Menino do Pelô" aborda o período no qual a região do Pelourinho da cidade de Salvador estava passando por uma intensa degradação sócio-econômica. É, basicamente, um pedido de paz para as crianças que habitavam a então área pobre da cidade. Algum tempo depois do lançamento da canção, Antônio Carlos Magalhães, então governador da Bahia, ordenou a expulsão dos moradores do Pelourinho, para restaurá-lo, o que causou um inchaço ainda maior nas favelas da capital baiana.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

A canção, que conta com a participação especial do Olodum, foi lançada como o segundo compacto do primeiro álbum solo de Mercury e fez enorme sucesso em todo o país[carece de fontes?]. Em 1994, após o sucesso do álbum O Canto da Cidade, a canção foi relançada e reconquistou parte de seu sucesso inicial.

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

"Menino do Pelô" é um dos poucos sucessos de Mercury que raramente integram o repertório de seus shows. Não está presente em nenhum outro álbum da cantora, e integra apenas o DVD O Canto da Cidade - 15 Anos, que traz o especial de fim de ano de 1992, que foi ao ar pela Rede Globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]