Mercado (bairro de São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mercado
Bairro do Mercado - by Lucas.JPG
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Fundação: 1897 (117 anos)
Estilo arquitetônico
inicial:
Ecletista
Estilo arquitetônico
predominante:
Brutalista
Imigração predominante: Arábia Saudita Marrocos
Líbano  Síria
 Egito
Distrito:
Subprefeitura:
Região Administrativa: Centro

O Mercado é um bairro do distrito da , no Centro do município de São Paulo, no Brasil.

Nome[editar | editar código-fonte]

Seu nome é derivado do Mercado Municipal de São Paulo, um dos mais tradicionais pontos turísticos paulistanos, além de ser um dos centros gastronômicos mais diversificados do país.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

O bairro do Mercado, assim como todo o distrito da , pertence ao chamado "centro histórico de São Paulo", que também engloba o distrito da República, do outro lado do Vale do Anhangabaú. Sendo assim, o bairro foi uma das primeiras regiões da cidade a ser povoada. Fica próximo ao marco de início da capital paulista, o Pátio do Colégio, além de ficar próxima a outros pontos igualmente importantes da cidade, como a Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como Catedral da Sé, a Praça da Sé e os edifícios do Banespa e Martinelli.

Pode-se perceber o resultado do processo de revitalização do "centro velho" nas fachadas de vários edifícios do bairro. Os arranha-céus da região do Vale do Anhangabaú podem ser vistos ao fundo.

Atualmente, o bairro se tornou uma das mais tradicionais regiões de comércio popular da cidade, especialmente junto à região da Rua 25 de Março, concentrando, em suas imediações, diversos vendedores ambulantes e formas variadas de comércio. Os sobrados e edifícios antigos da região estão sendo restaurados e, hoje, abrigam vários estabelecimentos comerciais em seus interiores, além de algumas residências. A região também é forte na gastronomia. Abriga a colônia árabe de São Paulo, a qual se instalou na região na época da intensa imigração para a cidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.