Mercado (comércio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Mercado, veja Mercado (desambiguação).
Interior do Mercado Municipal de São Paulo.
Fachada do Mercado Central de Budapeste, na Hungria.

Um mercado é um espaço construído especificamente para o processo pelo qual as pessoas (físicas ou jurídicas) procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens.

No Brasil é comum os municípios terem mercados centrais ou municipais e algumas cidades grandes terem mercados em bairros distantes dos centros comerciais, que geralmente oferecem mercadorias perecíveis como frutas, legumes e alimentos. Porém podem servir de espaço para qualquer tipo de comércio, notadamente o de artesanato.

Classificação dos tipos de mercado

Os tipos de mercado são as diferentes formas de classificar os mercados em marketing de acordo com os seguintes critérios:

  • Comprador
  • Concorrência
  • Produto
  • Área geográfica

Estas quatro variáveis, acredite ou não, geralmente determinam o segmento de mercado que você deve visar com seu negócio.

Mas se vamos falar sobre os tipos de mercados que existem, devemos primeiro concordar sobre o que é um mercado e quais são suas propriedades. Desta forma, você poderá entender melhor o conceito, entrar mais no assunto e não se perder na grande nebulosa que é a classificação do mercado. Saiba mais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mercado (comércio)