Mercado de Santa Clara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mercado de Santa Clara
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Mercado de Santa Clara (Mercado Oriental), localizado no Campo de Santa Clara, em Lisboa, foi dos primeiros de uma série de edificações comerciais em Portugal a utilizar dois tipos de materiais característicos na Europa na 2.ª metade do século XIX: o ferro e o vidro, aplicados na designada arquitectura do ferro.

Entrada nascente do Mercado de Santa Clara.

O projecto, desenvolvido pelo arquitecto Emiliano Augusto de Bettencourt, funcionário do Ministério das Obras Públicas[1], foi aprovado em 22 de fevereiro de 1876.

O mercado foi inaugurado em 7 de outubro de 1877[2].

Situa-se numa área de 1250 m2, e está construído num plano inclinado, por conveniência estrutural e para facilitar o escoamento das águas.

O edifício é constituído por uma nave central e, em corpo separado, as lojas. Os portões principais situam-se a nascente e a poente.

Entrada poente do Mercado de Santa Clara, em dia de Feira da Ladra.

Foi construído pela empresa Companhia de Mercados e Edificações Urbanas, criada para a construção de mercados, e que teve a concessão por um período de 50 anos, após o qual passou para a posse da Câmara Municipal de Lisboa.

Destinava-se à venda de produtos alimentares frescos, e representou um grande progresso em matéria de condições de higiene e limpeza.

Actualmente este espaço está disponível para a realização de eventos ligados às criativas de Lisboa.

As lojas laterais destinam-se à venda de artesanato, antiguidades e velharias, existindo ainda alguns espaços de restauração.

O mercado está enquadrado por edifícios monumentais como as Igrejas de S. Vicente de Fora e de Santa Engrácia (Panteão Nacional) e o Hospital da Marinha.

Em redor do edifício realiza-se a Feira da Ladra, a mais antiga de Lisboa, às terças-feiras e sábados[3][4].

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Santana, Francisco (dir.); Sucena, Eduardo (dir.) (1994). Sacavém: Carlos Quintas & Associados - Consultores. ISBN 972-96030-0-6  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Referências

  1. Emiliano Augusto de Bettencourt no site da Biblioteca Pública Regional da Madeira.
  2. Santana 1994, pp. 575-6 s. v. «Mercados».
  3. Cf. VELASCO, Emília Maria; CORREIA, Emmanuel (prefácio); PEREIRA, Jorge (fotografia). Mercado de Santa Clara. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Direção Municipal de Abastecimento e Consumo, 1992.
  4. O Mercado de Santa Clara na revista Visão de 23 de fevereiro de 2012.