Mercados emergentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

O termo Mercados emergentes é comumente usado para descrever o negócio e a atividade de um mercado em industrialização ou regiões emergentes do mundo.

Definição[editar | editar código-fonte]

Os países recentemente industrializados são incluídos entre os mercados emergentes

Mercado emergente é um termo usado na década de 1980. Na década de 1970 designado por países subdesenvolvidos. Nos dias de hoje definidos, por países emergentes, por possuirem um rápido crescimento económico, industrial e de modernização.[1] Estes países caracterizam-se por o seu custo salarial baixo a alta qualidade da sua manufactura, que irá ser exportada para os Estados Unidos, Japão e a Europa.[2]

Medida e conceito de desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Não existe um consenso, ao longo do tempo, sobre a definição, mas segundo o Banco Mundial é aplicado esta terminologia, quando o produto nacional bruto PIB do país é inferior aos países desenvolvidos.[1] Segundo o economista Jim O´Neil classifica o México, Coreia do Sul, Turquia, Brasil, Rússia, China, Índia, como ’’mercados em crescimento’’.[3] Os mercadores emergentes são no seu conjunto aproximadamente 27 países: a China, Índia, Brasil, Rússia BRIC, Turquia, México, Indonésia, Tailândia, Polónia, República Checa, Hungria, entre outros. Todos somam 62% da população do planeta e com a representatividade de 43% do Produto Interno Bruto.

Situação atual[editar | editar código-fonte]

O processo de globalização despoletou a competitividade e a mudança de paradigma do crescimento económico. O Brasil teve repercussões deste novo paradigma, no que concerne a repensar nas suas estratégias comerciais, para colmatar as suas deficiências.[2]

Referências

  1. a b [1] (PDF) Dbd.puc-rio.br.
  2. a b [2] Adital.com.br.
  3. [3] Asboasnovas.com.


Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.