Mercenário (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mercenário
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Daredevil #131 (Março de 1976)
Criado por Marv Wolfman
John Romita
Características do personagem
Alter ego Lester (seu nome nunca foi revelado)
Espécie Humano
Afiliações Thunderbolts
Ocupação Assassino profissional
Inimigos Demolidor
Codinomes conhecidos Benjamin Poindexter
Leonard
Demolidor
Habilidades Pontaria perfeita;
Mestre em artes marciais;
Coluna vertebral e outros ossos revestidos de adamantium.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

O Mercenário (Bullseye em inglês) é um personagem da Marvel Comics. Criado por Marv Wolfman e John Romita, Sr., ele foi desenhado por Bob Brown na sua primeira aparição, em Demolidor # 131 (março 1976).

Inimigo do Demolidor e do Justiceiro e comparsa do Rei do Crime, o Mercenário é um psicopata. Mas, às vezes, usa as oportunidades oferecidas por seu trabalho para exercer sua homicida vingança pessoal contra o Demolidor. O Mercenário não possui nenhum poder sobre-humano, mas é capaz de usar praticamente qualquer objeto como um projétil letal, seja armas como shurikens e sais ou objetos aparentemente inofensivos como cartas de baralho, clipes de papel, palitos de dente ou lápis. Sua excepcional pontaria precede de anos de treinamento, embora há quem acredite que a habilidade venha a ser um de seus poderes. Sua classificação ainda é desconhecida, mas está no nível de super-humano. Suas origens são desconhecidas. Ele tem usado o nome de "Benjamin Poindexter" em diversas ocasiões, mas existem situações em que seu nome é dado como "Lester". Na minisérie Bullseye: Greatest Hits (2004). que apresentou uma passagem de seu passado, foi revelado posteriormente que vários fatos foram forjados, provavelmente pelo próprio Mercenário. Nesta série, ele usava o nome de "Leonard".

Mercenário ficou em evidência quando Frank Miller assumiu a série do Demolidor nos anos 80. Nessas aventuras, o feito mais marcante do vilão foi o assassinato de Elektra, que ocupou seu lugar como assassina particular do Rei do Crime enquanto o Mercenário estava afastado por problemas de saúde.

Numa série de histórias em quadrinhos lançadas em 1998-1999, escrita pelo cineasta Kevin Smith ("Demolidor:Diabo da Guarda"), o Mercenário assassina outra namorada do herói: Karen Page.

Chegou a integrar uma versão contestada dos Thunderbolts, durante a Guerra Civil; posteriormente, atuou como impostor do Gavião Arqueiro, na saga Reinado Sombrio. Atualmente, está morto.

No cinema, o Mercenário foi interpretado pelo ator Colin Farrell no filme do Demolidor de 2003.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Não se sabe muito sobre o homem chamado Mercenário. Apenas que ele provavelmente botou fogo na casa onde ele e seu irmão moravam para tentar matar o pai deles.

Antes de se tornar o personagem que conhecemos, o Mercenário tentou usar suas habilidades para entrar na Liga de Baseball, mas ele era muito egoísta e sádico. De acordo com ele próprio, ele cresceu entediado e irritado com a vida que tinha, e no último minuto do jogo, ele jogou a bola no batedor, matando-o. Mercenário encontrou sua verdadeira vocação trabalhando na Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, e após isso passou a trabalhar como mercenário.

Ele viveu um tempo na África e na Nicarágua, onde entrou em conflito com o Justiceiro e trabalhou ao lado de Deadpool.

Mercenário começou a ser conhecido ao realizar uma série de assassinatos entre outras coisas em Nova York. Ele enfrentou o Demolidor e o derrotou, contudo o herói conseguiu rastreá-lo e o derrota.

Mais tarde ele é contratado para assassinar o advogado Matt Murdock, a identidade secreta do Demolidor, mas é derrotado pelo próprio. Mercenário começou a acreditar que sua reputação estava em ruína e jurou vingança. Nisso se sucedem vários confrontos entre os dois. Mercenário é declarado insano devido a um tumor cerebral que o estava fazendo ter alucinações, fazendo-o acreditar que todo mundo era o Demolidor. Após outro confronto com o herói, o tumor é removido.

Ao ser contratado para matar o Rei do Crime, Mercenário recebe uma oferta maior do próprio e começa a trabalhar para ele. No entanto, depois de retornar da cadeia, Mercenário fica furioso ao saber que o Rei do Crime escolheu Elektra para matar o Demolidor ao invés dele. Ele a enfrenta e a mata usando uma carta de baralho e adaga dela. Após saber que ele matou sua namorada, Demolidor enfrenta o Mercenário num arranha-céu de Nova York, onde durante a batalha, o Mercenrário cai do prédio, supostamente morrendo. Na verdade, ele sobrevive mas sua coluna fica quebrada por causa da queda, deixando-o paralisado. Com a ajuda de um lorde criminoso do Japão, Mercenrário se recupera quando injetam adamantium em seus ossos.

Por um tempo, Mercenário passa a acreditar que ele próprio é o Demolidor. Para resolver a situação, Matt usa o uniforme do Mercenário e o enfrenta. Após ser derrotado, ele se lembra de quem ele realmente é.

Quando Mystério contrata Mercenário, ele mata outro interesse amoroso do Demolidor, Karen Page. Mais tarde, quando a identidade do Demolidor é revelada, tenta matar novamente Matt e sua nova namorada, Milla Donovan, mas ele o derrota e usa uma pedra para cravar um alvo na testa do Mercenário.

Durante a Guerra Civil, Norman Osborn coloca o Mercenário na nova formação dos Thunderbolts. Suas missões envolviam capturar heróis não registrados ou até matá-los.

Reinado Sombrio[editar | editar código-fonte]

Após ter auxiliado na vitória contra os Skrulls, Norman ganha a simpatia do governo e da população. Nisso ele cria os seus Vingadores Sombrios, colocando o Mercenário como o Gavião Arqueiro Sombrio. No entanto suas ações continuavam gerando mortes.

Quando os Vingadores Sombrios enfrentam uma armadura Hulkbuster (armadura criada por Tony Stark para combater o Hulk), o Gavião Arqueiro derrota a armadura matando o piloto que estava dentro. O robô cai do prédio matando 36 pessoas! Após receber uma repressão de Norman, o Gavião Arqueiro sai pelas ruas e encontra uma mulher sendo atacada por três homens. Ele a salva matando os três e em seguida a mata também. No entanto, um grupo de reportagem estava filmando o que tinha acontecido. Irritado, ele atira uma flecha no helicóptero explodindo-o.

Norman depois dá a ordem para Gavião Arqueiro matar o Demolidor, que se tornou o novo líder do Tentáculo. Os dois se enfrentam e o Gavião Arqueiro deixa mais de 100 pessoas presas em um prédio com uma bomba. Ao invés de salvá-las, o Demolidor continua enfrentando seu inimigo. O prédio explode com as pessoas dentro, para a decepção do Demolidor.

O Cerco[editar | editar código-fonte]

Durante a saga, as ações do Gavião Arqueiro passam dos limites. Após a batalha em Asgard, os Vingadores Sombrios são separados e Mercenário é capturado. Conseguiu fugir, matando seus carcereiros. Voltou, então, à Cozinha do Inferno (Hell's Kitchen, bairro convertido em Terra das Sombras), para, uma vez mais, desafiar e tentar matar o Demolidor. Entretanto, ele não esperava o que iria enfrentar: um Homem Sem Medo possuído pela aura maligna do clã de ninjas assassinos, que, após desarmá-lo, inflige múltiplos e dolorosos traumatismos em "Lester", para depois empalar o vilão com um de seus próprios punhais.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Teve o esqueleto revestido de adamantium. Além de ser um excelente artista marcial, acrobata e esgrimista, a maior habilidade do Mercenário é sua mira perfeita.

Em Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • No filme Demolidor - O Homem Sem Medo de 2003, Mercenário, interpretado pelo ator Colin Farrell, é um assassino irlandês contratado pelo Rei do Crime (Michael Clarke Duncan) para matar a família Natchios. Quando ele cruza com o Demolidor (Ben Affleck), ele tenta matá-lo, mas pela primeira vez em sua vida erra o alvo, o que faz ele querer matar o Demolidor de graça. Ele vai atrás de Elektra (Jennifer Garner) e a mata do mesmo jeito que ocorre nos quadrinhos. Depois ele e o Demolidor se enfrentam numa igreja. Após derrotá-lo, o herói o arremessa da janela em direção ao carro do repórter Ben Urich. Em uma cena pós-crédito, o Mercenário é mostrado estando em um quarto de hospital com vários ossos fraturados, matando uma mosca com uma agulha de seringa arremesada por ele.