Mercurocromo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merbromina
Alerta sobre risco à saúde
Mercurochrome.png
Merbromin-3D-vdW.png
Merbromin-Anti-Infective.jpg
Nome IUPAC dibromohydroxymercurifluorescein
Identificadores
Número CAS 129-16-8
Número EINECS 204-933-6
Propriedades
Fórmula molecular C20H8Br2HgNa2O6
Massa molar 804.75 g/mol
Aparência dark green solid
Riscos associados
Principais riscos
associados
Toxic, dangerous for the environment
Frases R R26 R27 R28 R33 R50 R53
Frases S S13 S28 S36 S45 S60 S61
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.


A merbromina (comercializada como mercurocromo, entre outras denominações) é um anti-séptico tópico usado para pequenos cortes e esfoladuras. Já não é mais utilizada em países como os Estados Unidos,Brasil e em Portugal (desde 2001) devido a presença de mercúrio em sua composição. A merbromina é um sal dissódico, composto de organomercúrio e fluoresceína.

Usos[editar | editar código-fonte]

O uso mais difundido da merbromina é como anti-séptico tópico; todavia, juntamente com o Merthiolate, foi considerado ineficaz pela FDA e teve sua comercialização proibida. Quando aplicado sobre um machucado, a cor vermelho-escura tinge a pele, tornando muito mais difícil a detecção de qualquer eritema ou inflamação, indicativos de infecção. A merbromina também é usada como corante biológico para marcar bordas de tecido e na indústria como corante em inspeção por líquido penetrante, para detectar fraturas em metal.

Mercurocromo e tinturas[editar | editar código-fonte]

Mercurocromo é o nome comercial da merbromina e (geralmente) da tintura de merbromina, feita de merbromina e álcool ou água (usualmente, 2% de merbromina para 98% de álcool ou água).

Suas qualidades anti-sépticas foram descobertas por um médico do Johns Hopkins, Hugh H. Young, em 1919. O produto tornou-se popular entre pais e médicos para anti-sepsia diária e seu uso era muito comum também em escolas, para tratamento de esfoladuras. A Food and Drug Administration (FDA) retirou-o da categoria "geralmente reconhecida como segura" para uma classificação "não testada" e terminou por proibir sua distribuição nos Estados Unidos em 1998, por temer o envenenamento por mercúrio. Todavia, o produto continua a ser comercializado em outros países.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.