Merit Network

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rede do Merit Network (2009)

O Merit Network é uma organização sem fins lucrativos pública norte-amerciana para operar a rede de computadores entre 3 universidades publicas do estado de Michigan com o intuito de ajudar no desenvolvimento economico e educacional do estado. Foi formada em 1966 como Michigan Educational Research Information Triad pelas universidades Michigan State University, Universidade de Michigan e Wayne State University. A sede encontra-se na cidade de Ann Arbor.[1] É atualmente a mais longa rede de computadores regional dos Estados Unidos.[2]

Com suporte inicial do estado de Michigan e da Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation, NSF), a rede de troca de pacotes foi demonstrada pela primeira vez em dezembro de 1971 quando uma conexão interativa hospedeiro-hospedeiro foi feita entre sistemas de computadores mainframe da IBM na Universidade de Michigan em Ann Arbor e na Universidade do Estado de Wayne, em Detroit. Em outubro de 1972 conexões para o mainframe CDC na Universidade de Michigan em East Lansing completou a tríade.

Ao longo dos anos seguintes, além de conexões interativas hospedeiro-hospedeiro, a rede foi aprimorada para dar suporte terminal a conexões de hospedeiros, as conexões de lote hospedeiro-hospedeiro (envio de trabalhos remotos, impressão remota, transferência de arquivos em lote), transferência de arquivos interativos, gateways para redes públicas de dados Tymnet e Telenet, X.25 anexos host, gateways para redes de dados X.25, hospedeiros Ethernet em anexo, e, eventualmente, TCP/IP e universidades públicas adicionais em Michigan aderiram à rede. Tudo isso definiu o estado do papel do Merit no projeto National Science Foundation Network (NSFN), iniciado em meados dos anos 1980.

Referências

  1. History merit.edu (2011). Visitado em 27 de outubro de 2011.
  2. Ann Arbor's Merit Network looks to complete statewide fiberoptics network concentratemedia.com (2011). Visitado em 27 de outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]