Merzouga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dunas de Erg Chebbi em Merzouga

Merzouga é uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara em Marrocos localizada a cerca de 35 km de Rissani, 40 km de Erfoud, e, a cerca de 20 km de distância da fronteira com a Argélia.

A aldeia de Merzouga é conhecida por se situar junto ao Erg Chebbi, o maior conjunto de dunas de Marrocos, ponto de interesse turístico pelas várias actividades no ramo: excursões em camelos, circuitos 4x4, bivouacs e acampamentos nas dunas, banhos de areia terapêuticos, viagens em moto 4.

A aldeia divide-se em 3 partes: zona das dunas, centro da aldeia, e parte nova, para norte do rio e antes de se chegar à grande porta da aldeia.

A estrada para Merzouga é de alcatrão desde Rissani, sendo a estrada excelente e de fácil acesso para todo o tipo de viaturas.

Em Maio de 2006, durante chuvas catastróficas, mais de 300 casas foram destruídas e mais de 1200 pessoas desalojadas.

Water for Life foi um concerto do músico francês Jean Michel Jarre na noite de 16 de Dezembro de 2006, nas dunas de Merzouga. O concerto teve o apoio da UNESCO já que 2006 foi designado o ano Internacional dos Desertos e da Desertificação pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

À volta das dunas existem ainda outras aldeias menos conhecidas como Hassilabied a 4km, Tanamoust a 3km, Takoujt a 1.5km, Khamlia a 7km e Tisserdmine a 15km.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]