Mesorregião do Norte Fluminense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mesorregião do Norte Fluminense
Divisão regional do Brasil
Mesorregião do Norte Fluminense
Localização
Características geográficas
Unidade federativa  Rio de Janeiro
Regiões limítrofes Baixadas Litorâneas; Centro Fluminense; Noroeste Fluminense; Sul Espírito-Santense (ES)
Área 9 730 443 km²
População 861,084 hab. IBGE/2011
Densidade 78,4 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 37 900 115 227,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 52 104,89 IBGE/2003

A mesorregião do Norte Fluminense é uma das seis mesorregiões do estado brasileiro do Rio de Janeiro. É formada pela união de nove municípios agrupados em duas microrregiões.

É a mesorregião com maior PIB per capita do estado, devido à grande exploração de petróleo. Campos dos Goytacazes é o Município mais populoso com aproximadamente 465 000 habitantes. Na Região Norte Fluminense encontramos dois grandes polos universitários: em Campos, localiza-se a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), além de quatro universidades públicas e mais de dez particulares. Destaca-se o CEFET de Campos dos Goytacazes. Já em Macaé, encontra-se a UFRJ e UFF, com diversos cursos de graduação e pós graduação.

Vale ressaltar que a região situa-se, na verdade, na região nordeste do estado do Rio de Janeiro. Por esta razão, sua denominação mais coerente seria "região nordeste fluminense".

Microrregiões

  • Campos dos Goytacazes também conta desde do segundo semestre de 2009, com forte participação da Universidade Federal Fluminense - UFF, aumentando e criando quantidade de vagas de graduação nos cursos de Economia, História, Psicologia, Serviço Social, Geografia e Ciências Sociais, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.
  • Macaé

Municípios

Campos dos Goytacazes

Macaé

Economia

A economia da mesorregião está alicerçada na atividade petrolífera. O petróleo e o gás vêm dos lençóis localizados na Bacia de Campos, que é uma bacia sedimentar submersa localizada na plataforma continental, (planalto submerso que orla todos os continentes). Ela está na direção das regiões Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas.

Essa região também é conhecida pelas suas grandes plantações de cana-de-açúcar. Hoje a cana-de-açúcar já não ocupa grandes extensões de terra. O município de Campos dos Goytacazes foi e ainda é o maior produtor de cana-de-açúcar do estado.

Atualmente, o petróleo vem sendo o produto que mais gera riqueza para a região. É por causa da extração do petróleo na região que muitas indústrias estão indo para la, principalmente para as cidades de Campos dos Goytacazes e de Macaé.

O restante dos municípios não apresenta um grande desenvolvimento, estando ligados mais à criação de gado e a atividades agrícolas para atender a indústria, como o plantio de frutas para a produção de sucos, por exemplo. A agricultura desenvolveu-se bem na Região Norte Fluminense devido aos elementos naturais da sua geografia. A região é uma planície de grande extensão e, por ser um terreno plano, favoreceu a atividade agrícola. Esta atividade também é favorecida pela presença do rio Paraíba do Sul, o mais importante do estado do Rio de Janeiro e que corta parte da Região.

Predefinição:Mesorregião do Norte Fluminense