Mesossomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

O Mesossomo É uma invaginação da membrana plasmática para dentro do citoplasma; está presente em alguns tipos de bactérias

Estrutura resultante da invaginação da membrana celular de certas bactérias demais vfv e que constitui o local de fixação do cromossoma circular bacteriano;

Também participa no facilitamento da divisão celular (pelo método binário).Em uma célula inicial, ocorre a duplicação do material hereditário, que está ligado ao mesossomo (reentrância da membrana plasmática). A célula começa a crescer e os mesossomos afastam-se, levando consigo um cromossomo. Logo após, a célula se divide, dando origem a duas células-filhas com a mesma bagagem hereditária da célula-mãe.


-Tópico recente: HIPÓTESE da inexistência do mesossomo. Estudos recentes colocaram que o mesossomo não existe, a descoberta de tal invaginação pode ter sido apenas um erro de microscopia eletrônica. (joga-se um corante e faz-se a microscopia. Se o corante acumular em determinado lugar pode ocorrer esse erro) Portanto estudos recentes indicam a não existência de um mesossomo bacteriano.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.