Mesothelae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMesothelae
Ryuthela secundaria

Ryuthela secundaria
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Mesothelae
Famílias
Arthrolycosidae
Arthromygalidae
Liphistiidae

Mesothelae é uma subordem da ordem Araneae que inclui as extintas famílias Arthrolycosidae, Arthromygalidae e a família vivente Liphistiidae1 . Esta subordem forma um grupo que representa as aranhas mais antigas e primitivas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma das características que as definem como tal é a presença de segmentação no abdomen (tergitos segmentares dorsais), uma singularidade determinante. Elas possuem dois pares de pulmões foliáceos (o par anterior se junta ao sulco epigástrico, onde se encontra também o epígino), que se apresentam externamente por quatro fendas (espiráculos) na parte ventral do abdome. Possuem quelíceras ortognatas (que se movem apenas no plano longitudinal) e quatro pares de fieiras.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

As espécies fósseis possuem ampla distribuição, já espécimes de Liphistiidae, a única família vivente, podem ser encontrados em Myanmar, Tailândia, na Península da Malásia e em Sumatra.

Notas

  1. RUPPERT, FOX, BARNES - ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, 7ª ED. p. 664-667.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • RUPPERT, FOX, BARNES - ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, 7ª ED. p. 664-667.
Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.