Mesquita de Eyüp Sultan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Mesquita de Eyüp Sultan
Mesquita de Eyüp Sultan
Local Laleli, Fatih
Região Istambul
País  Turquia
Coordenadas 41° 02' 53" N 28° 56' 02" E
Religião muçulmana


Estilo arquitetónico otomano
Fim da construção 1458


A Mesquita de Eyüp Sultan (em turco: Eyüp Sultan Camii) é uma mesquita otomana situada no distrito de Eyüp, Istambul, Turquia. Está situada na parte exterior das Muralhas de Constantinopla junto ao Corno de Ouro.

A mesquita deve o seu nome a Abu Ayyub al-Ansari (em turco: Eyüp Sultan), um dos companheiros do profeta Maomé que teria sido sepultado em 670, aquando o assédio dos árabes a Constantinopla, muito perto de onde a mesquita se ergue.[nt 1] No túmulo, um lugar muito venerado e que atrai muitos peregrinos, encontram-se alguns dos objetos pessoais de Maomé.[nt 2]

A construção da mesquita foi iniciada em 1453 pelo sultão otomano Mehmed II, pouco depois da conquista da cidade.[nt 1] Concluída em 1458, foi a primeira mesquita construída de raíz pelos turcos otomanos em Istambul. [carece de fontes?][nt 2] A mesquita foi parcialmente reconstruída em 1800.[nt 1]

A mesquita era palco de uma cerimónia ritual: a tomada de posse simbólica da espada de Osman, o [[fundador da dinastia otomana pelos novos sultões quando subiam ao trono. Junto à mesquita, à volta do túmulo de Eyüp Sultan, existe um cemitério que no passado estava reservado aos dignitários otomanos. O complexo onde se encontra a mesquita inclui também um hamam e um madraçal.[nt 1]

Fontes e bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d Trecho baseado no artigo artigo «Mosquée Eyüp Sultan» na Wikipédia em francês (acessado nesta versão).
  2. a b Trecho baseado no artigo artigo «Eyüp Sultan Mosque» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).

Não usada diretamente, mas referida no artigo onde o texto foi inicialmente baseado:

  • Haskan, Mehmet Nami. Eyüpsultan Tarihi (em turco). [S.l.]: Eyüpsultan Vakfı Yayınları, 1996.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesquita de Eyüp Sultan



Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre mesquitas ou outros locais de adoração Islâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.