Mesquita de Mihrimah Sultan (Edirnekapı)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2010). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Mesquita de Mihrimah Sultan (Edirnekapı)
Mesquita de Mihrimah Sultan (Edirnekapı)
Local Istambul
País  Turquia
Coordenadas 41° 01' 45" N 28° 56' 09" E
Religião muçulmana


Arquiteto Mimar Sinan
Estilo arquitetónico otomano
Início da construção 1562
Fim da construção 1565


A Mesquita de Mihrimah Sultan (em turco: Mihrimah Sultan Camii) é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Está situada junto à Porta de Edirne (Edirnekapı) das Muralhas de Constantinopla, no interior destas, no cimo da sexta colina, um dos pontos mais altos da cidade, o que faz dela um dos pontos de referência da cidade.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A mesquita foi desenhada pelo arquiteto imperial otomano Mimar Sinan para a filha favorita do sultão Solimão, o Magnífico, a princesa (sultan) Mihrimah. A construção decorreu entre 1562 e 1565.[2] O complexo onde se insere foi severamente danificado por terramotos em diversas ocasiões, nomeadamente em 1719, 1766, 1814 e 1894, e embora tenham sido feitos esforços no sentido de restaurar a mesquita, os restantes edifícios receberam menos atenção. Em 1894 o minarete caiu sobre a mesquita. Mais recentemente, em 1999, o Terramoto de İzmit provocou estragos na cúpula principal, o que requereu mais restauros, durante os quais foi também restaurada a metade superior do minarete.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Exterior[editar | editar código-fonte]

Cúpula
Interior da mesquita

A mesquita foi construída sobre um terraço à beira de uma avenida importante. O pátio (avlu) é amplo e rodeia toda a mesquita; o pórtico interior do pátio está dividido em celas individuais que formam um madraçal (escola islâmica). No centro do pátio encontra-se uma fonte de abluções (şadırvan). A entrada para a mesquita é faz-se por um imponente alpendre constituído por sete troços com colunas em mármore e granito cobertos com cúpulas.[3]

A mesquita propriamente dita é um cubo coberto por uma semi-esfera, com tímpanos com múltiplas janelas em cada um dos quatro lados. A cúpula é sustentada por quatro torres, uma em cada um dos cantos, e tem janelas em toda a volta da base. O único minarete é alto e esguio.

Interior[editar | editar código-fonte]

O interior é um cubo com uma cúpula por cima com 20 metros de diâmetro e 37 metros de altura. Nos lados norte e sul, arcadas triplas suportadas por colunas de granito abrem para os lados. Acima destas arcadas existem galerias, cada uma com três troços cobertos por cúpulas. Uma parte considerável das paredes é ocupada por janelas, o que faz da mesquita uma das mais luminosas de entre as que foram construídas por Sinan. Algumas dessas janelas teem vitrais.

A decorações de estêncil são todas modernas. No entanto, o mimbar, esculpido em mármore branco, é da construção original.

Külliye (complexo)[editar | editar código-fonte]

A mesquita foi construída juntamente com o respetivo külliye, o qual inclui um madraçal, um hamam (balneário público), um türbe (mausoléu) e diversas lojas. As lojas encontram-se debaixo do terraço onde assenta a mesquita e, como era usual, as suas rendas destinavam-se a financiar o complexo.

Contrariamente ao que seria de esperar, o túmulo de Mihrimah Sultan não se encontra no complexo, mas num dos türbes da Mesquita Süleymaniye. O türbe arruinado que se encontra atrás da mesquita contém os túmulos do genro da princesa, o grão-vizir Semiz Ali Paşa e de outros membros da família de Mihrimah.

Referências

  1. Rogers
  2. Faroqhi
  3. Freely

Fontes e bibliografia[editar | editar código-fonte]

Não usadas diretamente, mas referidas no artigo onde o texto foi inicialmente baseado:

  • Rogers, J. M.. Sinan: Makers of Islamic Civilization (em inglês). [S.l.]: I B Tauris, 2007. ISBN 184511096X
  • Faroqhi, Suraiyah. Subjects of the Sultan: Culture and Daily Life in the Ottoman Empire (em inglês). [S.l.]: I B Tauris, 2005. ISBN 1850437602

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesquita de Mihrimah Sultan (Edirnekapı)