Mestrado em direito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mestrado em Direito)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O mestrado em direito é um avançado nível acadêmico ou de pesquisa, comumente abreviado como LL.M. (também LLM), sendo um acrônimo para legum magister.

Diferentemente do sistema brasileiro, no qual há dois caminhos distintos a serem seguidos, um voltado para fins profissionais (pós-graduação latu sensu: especialização) e outro para fins acadêmicos (pós-graduação strictu sensu: mestrado ou doutorado), no exterior só há um caminho, o qual passa pelo master (voltado a fins profissionais) e pelo doctor (voltado para fins acadêmicos).

Tipos de programas LL.M.[editar | editar código-fonte]

Existem vários tipos de programas LL.M., variando de programas gerais a especializados. Os últimos são os mais procurados, e.g. programas em direito tributário, direito de concorrência (e.g. Faculdade de Direito King's College em London, Reino Unido), Direito Europeu (e.g. LLM Eur no Europa-Institut em Saarbrücken, Alemanha) ou Direito Internacional dos Negócios (Católica Global School of Law, Lisboa).

Requerimentos[editar | editar código-fonte]

Geralmente, para ser admitido no programa LL.M. o candidato deve, primeiro, obter uma graduação em direito. Alguns programas LL.M. não requerem uma primeira graduação em direito, aceitando a graduação em áreas relacionadas.

Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.