Mestre Mateus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mestre Mateus
Mestre Mateus
Nascimento 1140
Morte 1217
Cidadania Reino da Galiza
Ocupação escultor, arquiteto, epigrafista
Obras destacadas Pórtico da Glória, Choir of Master Mateo

O Mestre Mateus foi um arquiteto e escultor, artífice do Pórtico da Glória da catedral de Santiago de Compostela. Diz-se que está auto-esculpido no próprio pórtico. Também é autor do antigo coro pétreo da mesma catedral. Este coro foi desfeito (chegando a ser encontradas algumas das suas peças como esteios em vinhas), mas agora está a ser objeto de obras de reconstrução.

Mateus foi o mestre das obras da Catedral de Santiago de Compostela desde 1168, nomeado por Fernando II de Leão para terminar a construção da catedral. Um documento de 1168 relata que a 23 de Fevereiro desse ano o rei Fernando II de Leão doou ao Mestre Mateus dois marcos de prata semanais, o que perfaz um total de 100 maravedis por ano, para toda a vida.

Da sua passagem por Compostela, faz referência o Tombo I, fólio 67, onde se incluem as rendas que pagavam certas casas conhecidas como as casas que pertenceram ao Mestre Mateus. O autor Antonio López Ferreiro situa estas casas na zona da Azivecharia, perto do Mosteiro de São Martinho Pinário.

A importância da sua obra faz que se fale da "Escola do Mestre Mateus", criadora de um estilo que influiu em todo o território galego e em outros lugares; um bom exemplo é a Capela Real da Catedral de Leão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.