Metabissulfito de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Metabissulfito de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Sodium metabisulfite.jpg
Outros nomes Pirossulfito de sódio
Dissulfito de sódio
Identificadores
Número CAS 7681-57-4
Propriedades
Fórmula molecular Na2S2O5
Massa molar 190.1 g/mol
Aparência pó branco
Densidade 1100 to 1200 kg/m³ (sólido)
Ponto de fusão

>170 °C (inicia a 150)

Solubilidade em água 47 (20 °C)
Riscos associados
NFPA 704
NFPA 704.svg
0
2
2
OX
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Fórmula estrutural of sodium metabisulfite

Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite) é um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O5. O nome algumas vezes é apresentado como dissódico. É usado como um esterilizante e antioxidante/preservativo.

Algumas vezes é confundido com o bissulfito de sódio (hidrogenossulfito de sódio, NaHSO3) por causa de uma antiga nomenclatura.

Propriedades químicas[editar | editar código-fonte]

Quando misturado com água, o metabissulfito de sódio libera dióxido de enxofre (SO2), um gás de odor pungente, desagradável que também pode causar dificuldades respiratórias em algumas pessoas. Por esta razão, o metabissulfito de sódio caiu de uso comum em épocas recentes, com os agentes tais como o peróxido de hidrogênio tornando-se mais populares para a esterilização eficaz e inodora de equipamentos. O dióxido de enxofre liberado entretanto faz da sua solução em água um forte agente redutor.

\mathrm{Na_2S_2O_5 \ + \ H_2O \ \rightleftharpoons \ 2 \ NaHSO_3}

Sob aquecimento o sal também libera dióxido de enxofre e deixa como resíduo sulfito de sódio:

\mathrm{Na_2S_2O_5 \ \xrightarrow{\triangle} \ Na_2SO_3 \ + \ SO_2}

Produção[editar | editar código-fonte]

A produção se dá por dimerização térmica (condensação) de sulfito de sódio com geração de água a ser removida (1), ou durante a conversão de dióxido de enxofre em sulfito de sódio em solução aquosa de hidróxido de sódio (2):

(1) \mathrm{2 \ NaHSO_3 \rightarrow \ H_2O \ + \ Na_2S_2O_5}
(2) \mathrm{Na_2SO_3 \ + \ SO_2 \ \rightarrow \ Na_2S_2O_5}

Usos[editar | editar código-fonte]

Aditivo alimentar[editar | editar código-fonte]

É usado como um aditivo alimentar, principalmente como preservante e é algumas vezes identificado como E223. Como um aditivo, pode causar reações alérgicas, particularmente irritação de pele e.g. eczema; irritação gástrica e asma. Não é recomendadopara o consumo por crianças. Está presente em muitos concentrados de frutas diluíveis e em barras de doces tais como Mounds (www.foodfacts.com).

Esterilização / Agente de limpeza[editar | editar código-fonte]

É normalmente usado em preparações em produção doméstica de bebidas fermentadas para sanitizar equipamentos. É usado como um agente de limpeza para água potável obtida por membranas de osmose reversa em sistemas de dessalinização. Também é usado para remover cloramina de água potável após tratamento.

Remoção de "tocos" de árvores[editar | editar código-fonte]

Na remoção de "tocos" árvores (base do tronco mais a parte superior das raízes), é usado na forma pura (98%) para causar a degradação da lignina, criando poros para a absorção de combustível e consequentemente, ignição.[1]

Oxidante[editar | editar código-fonte]

É um oxidante fraco, sendo reduzido pela maioria dos compostos, mas tem um moderado conteúdo de oxigênio por peso, aproximadamente 42% (79.997 u/190.09654u), então é similar em conteúdo de oxigênio ao nitrato de potássio (KNO3), o qual tem aproximadamente 47%.

Depressor de Zinco[editar | editar código-fonte]

No processo de flutuação de cobre (para a produção de concentrado do mesmo), pode ser usado como um agente depressor do zinco presente no minério no seu estado inicial, evitando a sua concentração no concentrado final, dado que esta é indesejável.

Embalagem[editar | editar código-fonte]

Pode ser comprado na forma pulverizada. O metabissulfito de sódio ou de potássio serão os ingredientes fundamentais dentro dos tabletes de Campden e alguns removedores de "tocos" de árvores. Na forma sólida varia da cor branca a ligeiramente amarelada.

Alternativos[editar | editar código-fonte]

Incluindo os ascorbatos 300-304 em algumas aplicações, o sulfato de cálcio 516 e o ácido ascórbico 300 são alternativas seguras ao metabissulfito de sódio como melhoradores de farinha.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Stump-Out - www.bonideproducts.com
Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.