Metameria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Metameria ou Segmento Corporal, presente em anelídeos, moluscos, artrópodes e cordados, consiste na organização do corpo em uma série de segmentos, iguais ou semelhantes, os metâmeros, que se repetem ao longo de seu comprimento. A metameria surge durante o desenvolvimento embrionário. Nessa fase, praticamente todas as estruturas corporais, exceto o futuro tubo digestório, são segmentadas.

Cada metâmero possui musculatura e cavidades celômicas independentes. Dessa forma, eles podem mover cada metâmero de forma diferente.

Os metâmeros são comapartimentos análogos nos anelídeos, artropodes, cordados e molusco. Isto é, nesses seres vivos eles possuem funções parecidas, mas possuem origem embrionária diferente. Assim, forma-se um caso de convergência adaptativa entre os filos.