Metanogênese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Metanogênese é a etapa final no processo global de degradação anaeróbica de compostos orgânicos em metano e dióxido de carbono que é efetuada pelas Archaebacterias metanogênicas. Estes microorganismos tem diferenças estruturais das bactérias, de forma que desde 1970 recebem outra classificação.

Estes microorganismos são importantes no ciclo do carbono, pois promovem um meio para que o carbono não se acumule em depósitos anaeróbicos e retorne a atmosfera, como dióxido de carbono ou metano.

Seu metabolismo retira energia para sua sobrevivência dos materiais orgânicos que os circundam transferindo elétrons para o carbono, produzindo assim metano. As principais reações e as mais pesquisadas e conhecidas são:

ácido acético => metano e dióxido de carbono

dióxido de carbono + hidrogênio => metano e água

O hidrogênio normalmente está na forma de NADH, que é resultante de processos de oxidação de outras moléculas, por exemplo:

álcool + NAD => ácido acético + NADH

Este e outros processos de degradação da matéria orgânica são feitos por outros microorganismos, normalmente bactérias anaeróbicas, além das próprias Archaebacterias, para produção de energia metabólica . O consumo de NAD para formar NADH acabaria por impedir a geração de energia no meio, mas as Archaebacteria conseguem oxidar o NADH ou o hidrogênio produzido na decomposição deste, produzindo assim o metano.

Este processo é encontrado nos intestinos de ruminantes e até mesmo no homem, além de pântanos e no fundo do mar.

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.