Metatron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Cubo de Metatron

Metatron (do hebraico מטטרון) é um anjo[1] serafim, na tradição judaica e em algumas tradições cristãs, sendo tido como "O Anjo Supremo", Principe dos Serafins, Porta-voz Divino, mediador de Deus com a humanidade [2] e o Anjo da Morte e da Vida. É mencionado em algumas passagens do Talmude, como escrivão Divino, é uma figura importante na mística judaica e muito comum em textos pós-bíblicos e ocultistas, que lhe atribuem a invenção do Tarot[3]

Origem[editar | editar código-fonte]

Um judeu do século I, Elisha ben Abuyah, como relatado no Talmude, recebeu permissão divina para entrar no paraíso e viu Metatron sentado (uma ação que no céu é permitida apenas ao próprio Deus). Elisha, então, exclamou "Há de fato dois poderes no céu!"[4] , julgando que Metatron também era um deus. Diante disso o anjo recebeu humildemente 60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era Deus. Outras aparições de Metatron na literatura clássica judaica é no Livro de Enoque onde ele desempenha o papel de "príncipe do mundo", e ganha as características sublimes que geralmente lhe são atribuídas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Não existe consenso sobre o significado de seu nome, mas estudiosos afirmam que tem o. gem no termo Metatron Hekhalot-Merkabah que teria origem nas antigas palavras mágicas hebraicas Adiriron e Dapdapiron. Outros sugerem que pode significar "O guardião do relógio" ou ainda "proteger". Também se sugere que foi re. rado do nome persa Mithras. Em referência ao Talmude por vezes Metatron é identificado como a alma do messiash (mashiach), como Anjo de YHWH (Anjo do Senhor), ou como Representante de YHWH. A palavra Metatron é numericamente equivalente a El Shaddai (Supremo Provedor, ou interpretativamente Todo Poderoso) em hebraico gematria, portanto, é dito que ele tem um "nome como o seu Mestre." Acredita-se que as poucas fontes que citam o nome Metatron, se explicam por ele adotar outros nomes. Alguns cristãos Netzarim atribuem a Metatron o título de messias acreditando que Metatron seria a Alma do messias e uma manifestação do Eterno (YHWH). A visão mais aceita, porém, e a de que o termo deriva do grego META TRONOS, significando "o que está ao lado do trono". O Sefer haZohar, no Idra Zuta Qedusha (3.387b - 296) sugere que existem três figuras visiveis no trono celeste, uma a do Bar Enosh (humano). Na mística da merkavah, Metraton é entendido como o anjo Yauel (Yahoel), conforme se entende por "meu nome (i.e. Yau) está nele".

Identidade[editar | editar código-fonte]

Ascensão de Enoque

Não há consenso geral mas é muito comum a associação de Metatron a Enoque, pai de Matusalém, antepassado de Noé, e um dos patriarcas bíblicos, a quem é atribuída uma vida relativamente curta se comparada com outros patriarcas. Segundo os cabalistas, Enoque teria sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, após sua ascensão[5] .

E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]


Este pequeno trecho sugere que Deus o transformou em Metatron, já que o Gênesis silencia sobre os motivos que levaram a Deus a tomar Enoque.[6] Samael Aun Weor também imagina Metatron como Profeta Enoque, o Anjo que forneceu a humanidade com as 22 letras hebraicas e original Tarot, afirmando que o anjo vive nos mundos superiores na região Aziluth (O Caminho Iniciático no Arcano para Tarot e Kabbalah). E de acordo com Johann Andreas Eisenmenger, Metatron transmite as ordens diárias de Deus para os anjos Gabriel e Sammael, sendo frequentemente identificado como irmão gêmeo de Sandalphon, que se diz ter sido o Elias. Há ainda o parecem de serem dois Metatrons, uma escrito com seis letras (מטטרון), e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser o Enoque transformado, aquele relatado como Escriba Divino; e o Metatron Primordial, uma emanação da "Causa das Causas", especificamente a décima e última emanação, identificado com o Presença Divina terrena.[7] O que abre margem para a interpretação de que Metatron, seria não um indivíduo, mas um título ou ainda um ser de nível muito elevado. Mas a doutrina mais comum é a ideia de um único Enoque-Metatron, sendo o este uma Teofania. O que significa que ele não é uma divindade, mas Deus se manifesta diretamente em Metatron, e ele seria o ser mais próximo da divindade primordial.[8] Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções.[9] Mas é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel muitas vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial. O famoso Anjo da Morte também é frequentemente associada a Metatron.

Misticismo e Ocultismo[editar | editar código-fonte]

Devido ao seu caráter misterioso, e a ligação com o Livro de Enoque. A figura de Metatron recebeu um forte sincretismo, sendo frequentemente associada ao esoterismo e a mitologia. Sua figura é descrita por adeptos do cristianismo místico como o mais alto dos anjos tendo de 2,5 a 4 metros, e uma figura bastante imponente, com 72 asas, em 12 pares de 6, e um número incontável de olhos, dos quais precisa para executar sua enorme e vasta tarefa de velar pelo mundo inteiro. Nesse sentido, o anjo é tido como guardião universal e mantenedor do Universo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Jacó luta com o anjo de nome desconhecido.

Várias aparições bíblicas tem anjos não denominados, mas estes porém são enviados para tarefas importantes, onde se supõe que somente um anjo de alta hierarquia poderia agir e alguns cabalistas frequentemente associam essas aparições a Metatron, sendo as mais conhecidas:

  • Um anjo que teria guiado o povo hebreu na travessia do Mar Vermelho.
  • O anjo que impediu o sacrifício de Isaque por Abraão.
  • O Anjo da Morte, a última praga que Moisés lançou sobre o Egito, que teria matado o primogenito de cada família, cuja porta da casa não estivesse marcada com o sangue de um cordeiro.
  • O anjo, de nome secreto, que lutou com Jacó, e lhe feriu deslocando a juntura da coxa de Jacó.
  • O anjo porta-voz de Deus no livro do Apocalipse.
  • E de maneira geral, uma manifestação Teofania de Deus Pai em forma corpórea.
  • Por isso alguns creem que Metatron e Cristo sejam a mesma pessoa

Cubo de Metatron[editar | editar código-fonte]

O Cubo de Metatron, um dos componente da Flor da Vida, é composto de treze círculos, sendo cada círculo considerado um "" e ligado a outro por uma única linha reta, formando um total de 78 linhas. Assim, o Cubo de Metatron é uma figura sólida derivada diretamente da Fruta da Vida. A primeira escrita cabalística do Cubo de Metatron seria quando Metatron disse ter criado esse cubo de sua alma. Isso também é visto na arte cristã, onde ele aparece na altura física de seu peitoral, seja na frente física ou na traseira física dele. O Cubo de Metatron é também considerado um glifo sagrado e às vezes é desenhado em torno de um objeto ou pessoa para proteger os poderes de demônios e satânicos. Essa ideia também aparece na Alquimia, em que o círculo era considerado o círculo da vida, podendo ser usado como um círculo de contenção, um círculo de criação e/ou de transmutação: seria cada círculo desses, um círculo alquímico.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • Na série de vídeo game Silent Hill, um símbolo recorrente na história é o talismã de Metatron, também chamado de Selo "Virun VII".
  • Metatron também aparece na série de jogos Shin Megami Tensei
  • Metatron aparece como um personagem do filme Dogma (de Kevin Smith), que é interpretado por Alan Rickman. Aqui ele é a voz do Senhor, que não podem falar diretamente aos humanos, porque sua voz é tão poderosa que mata as pessoas que a ouvem.
  • No romance Belas Maldições (de Terry Pratchett e Neil Gaiman), Metatron aparece, também, como a voz do Senhor. A nota também explica seu papel de secretária do presidente imprensa. Um fato curioso neste livro que a Metatron fala de si mesmo no plural, dizendo "Nós somos os Metatron".
  • Metatron é o nome da segunda faixa da banda de rock progressivo The Mars Volta incluído no seu álbum The Bedlam Goliath.
  • Metatron é o mais alto posto na classe Assassino PVP MMORPG Shaiya online.
  • No MMORPG Champions Online, Metatron é um título conquistado ao vencer 5000 Nephilims, liberando assim a Nephilim Full Mask.
  • Metatron é o nome de uma banda de metal de El Salvador.
  • Na série de mangá "666 Satan", de Seishi Kishimoto, Metatron é um dos dez anjos da kabbalah santo representado por Cruz.
  • Na obra de Philip Pullman, Metatron é o regente d'A Autoridade, sendo o anjo mais poderoso dos universos.
  • Em outra série de mangá,"Angel Sanctuary" da autora japonesa Kaory Yuki, Metatron também aparece como uma criança que ainda precisa dos cuidados de outros anjos para um dia talvez poder ocupar seu lugar no trono celeste. Sendo durante a série substituído por um "regente" de índole duvidosa, o anjo inorgânico Rociel (irmão gêmeo da anjo orgânica Alexiel), e cuidado por um anjo misterioso chamado Sevotarte (Sevy) com quem possui uma relação bem próxima. A trama ainda inclui um "irmão gêmeo malvado" para o pequeno Metatron, o deformado Sandalfon.
  • Na série Supernatural, Metatron é mencionado como o anjo que escreveu em pedra a palavra de Deus, que só pode ser lida por um profeta.
  • No video game Fez, Metatron é a resposta de um dos enigmas encontrados durante o jogo, tendo como dicas "o deus de 64-bits" e "a geometria sagrada".
  • No video game Zone of Enders e Zone of Enders 2nd Runner de Hideo Kojima(Konami), Metatron é a matéria utilizada nos "robôs" e que faz o piloto ter uma conexão neural(ou espiritual) com o mesmo.
  • A banda austríaca de metal gótico Darkwell lançou em 2004 seu segundo álbum de estúdio intitulado Metatron em que a terceira faixa também recebe o mesmo título.

Referências

  1. GEMAṬRIA: Metatron Jewish Encyclopedia.
  2. Metatron (em inglês) Encyclopædia Britannica Online (2010). Visitado em 29 de setembro de 2010.
  3. [1].
  4. [2].
  5. [3].
  6. [4].
  7. Three Occult Books of Philosophy, by Henry Cornelius Agrippa of Nettesheim, Llewellyn Publications (fevereiro 1994)
  8. [5].
  9. Orlov, Andrei A.. The Enoch-Metatron Tradition. [S.l.]: Mohr Siebeck, 2005-09-01. p. 86. ISBN 978-3-16-148544-2.

Ver também[editar | editar código-fonte]