Metrópolis (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Metrópolis
Informações da Publicação
Publicado por DC Comics
Tipo Cidade
Criado por Joe Shuster
Principais Representantes Superman
Lois Lane
Lex Luthor

Metrópolis é uma cidade fictícia que aparece nas histórias da DC Comics, é o lar do Superman[1] .

O co-criador e artista original de Superman, Joe Shuster, modelou a cidade mesclando Toronto, onde nasceu, e Cleveland, onde viveu a partir dos dez anos[2] e, mais tarde, conheceu Jerry Siegel no colegial.[carece de fontes?] Depois disso, sem dúvida, Metrópolis se converteu em uma analogia a Nova Iorque.[3]

A cidade real de Metropolis, Illinois, se proclamou como o "lar" do Superman, e celebram seu herói local como podem.Uma forma de celebração inclui uma grande estatua de Superman na cidade, um pequeno museu Superman, um festival anual Superman, e seu jornal local The Metropolis Planet, baseado no jornal da ficcional Metrópolis, The Daily Planet[4] .

Siegel batizou a cidade fictícia como uma homenagem ao filme Metropolis, de Fritz Lang[5] .

Localização[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição da cidade foi em Action Comics #16, em 1939. Como muitas outras cidades ficticias de DC Comics, sua localização foi variando bastante ao longo dos anos. Metrópolis é normalmente representada a maior e mais importante da Costa Leste dos Estados Unidos, localizada provavelmente no região nordeste americana, e, ocasionalmente, é referida como a maior cidade do país.

Já foi dito que Metrópolis é "Nova Iorque durante o dia e Gotham City é a Nova Iorque durante a noite", esta comparação, no geral, é atribuída a Frank Miller. O escritor e editor Dennis O'Neil também disse, figurativamente, que Metrópolis é a Nova Iorque acima da 14th Street, e Gotham City é a Nova Iorque abaixo dela. No entanto, Nova Iorque existe como uma cidade separada de Metrópolis e Gotham City nas HQs.

Um atlas, guia de um RPG do Universo DC, publicado pela Mayfair Games mostrava Metrópolis no estado de Delaware, o que a própria DC também citou na ocasião.

A edição especial, publicada em 2005 Contagem Regressiva para a Crise Infinita localiza Metropolis no Estado de Nova Iorque.

Metrópolis é frequentemente descrita como a uma distância suficiente para ir de carro até Gotham City. A editora, em uma ocasião, citou Gotham como sendo localizada no estado de Nova Jérsei, mas, como Metrópolis, sua localização não é permanente. A distância entre as duas cidades já variou desde centenas de milhas até a duas cidades próximas, apenas em lados opostos de um larga baía.

Antes da Crise nas Infinitas Terras, Smallville era mostrada como a uma distância próxima para ir de carro, em relação a Metrópolis, sem uma localização precisa. Desde 1986, é geralmente citada como cidade existente no estado americano do Kansas, onde também está localizado Smallville (o que, de certa forma, é uma incoerência, pois Metrópolis é comumente mostrada como uma cidade litoranêa).

Na série de tv Smallville, Metropólis ou está em Kansas ou um estado vizinho. Em uma entrevista, os criadores de Smallville, dizem que Metropólis está a 160 km, de Smallville. Em um episódio, uma carta é mostrada com as inscrições "Metropolis, KA" sugerindo que a cidade está no Kansas; no entanto, a abreviação postal para Kansas é "KS", e não "KA".

Pontos famosos, monumentos e etc.[editar | editar código-fonte]

  • Edifício do Planeta Diário: sede do Planeta Diário (Daily Planet, no original), o jornal mais lido e prestigiado de Metrópolis, no qual Superman (como o repórter Clark Kent), Lois Lane, Perry White e Jimmy Olsen e cia. trabalham; Está localizado no centro da cidade, na Avenida do Amanhã, de frente para o Parque Centenário. É conhecido ainda pelo enorme estrutura em forma de planeta (bem parecido com Saturno), símbolo do jornal, localizado no topo do edifício.
  • Avenida do Amanhã: é a principal e mais movimentada via pública de Metrópolis, cortando toda a ilha em que a cidade está localizada. É conhecida por seu intenso e incessante tráfego de veículos e pedestres sempre com presa.
  • Parque Centenário: O "Central Park de Metrópolis", o Parque Centenário é o maior parque público da cidade. Muitas pessoas passeiam por ele todos os dias, sejam os trabalhadores da região que vão ao parque na hora do almoço para comer, ou famílias nos fins de semana. Nele estão localizados uma estátua em homenagem ao Superman (erguida depois da "morte" do herói durante uma épica luta contra o Apocalypse), no centro do parque, e outra do Superboy.
  • Praça Glenmorgan: a "Times Square de Metrópolis", a Glenmorgan é um das áreas mais movimentadas da cidade, seja por pedrestres (entre os quais, boa parte são turistas vindos de todas as partes do mundo, uma vez que o local possuí fama internacional) ou pelo intenso tráfego de veículos; Assim como a região de Nova York na qual é baseada, a praça Glenmorgan é formada pela confluência do cruzamento de importantes vias de Metrópolis. Também é localizada no centro da cidade.
  • Distrito Financeiro Metro: é o centro financeiro da cidade, onde estão localizados os mais altos arranha-céus de Metrópolis, e onde também estão instaladas as principais instituições financeiras e empresas com sede em Metrópolis.
  • Distrito das Maravilhas: vizinho ao Distrito Financeiro da cidade, o chamado "Distrito das Maravilhas" abriga as principais empresas científicas dos EUA e do mundo — responsáveis por inúmeros avanços científicos da era moderna (mostrando o porquê de Metrópolis ter sido apelidada de "A Cidade do Amanhã").
  • Torre/Edifício LexCorp: localizado na zona oeste de Metrópolis, é sede da LexCorp, multinacional de Lex Luthor, principal arquinimigo do Superman;
  • Edifício da Estrela Diária: é o edifício sede do segundo jornal mais lido e famoso de Metrópolis (possuindo, dessa forma, uma épica rivalidade com o Planeta Diário). Também está localizado no centro da cidade.
  • Prefeitura de Metrópolis: o edifício da prefeitura da cidade, é onde o prefeito de Metrópolis trabalha.
  • Universidade de Metrópolis: considerada nas HQs uma das mais avançadas e prestigiadas universidades do mundo, é conhecida por ser o "lar das mentes do amanhã".
  • Edifício Sullivan: é um prédio residencial onde está localizado o apartamento em que Clark Kent e Lois Lane, casados, moram.
  • Ilha Stryker: é onde está localizado o presídio Stryker, um presídio de segurança máxima de renome mundial, ond estão muitos dos criminosos da cidade;
  • Ás de Paus: Localizado na chamada "Avenidade do Ontem", na zona leste da cidade, é uma região boêmia de Metrópolis.
  • Beco do Suicídio: região localizada na periferia de Metrópolis, é o local mais "barra-pesada" da cidade, onde acontecem a maioria dos crimes nela cometidos;
  • Estádio Esportivo Shuster: É um estádio sede do "Meteoros de Metrópolis", principal e mais popular time de basebol da cidade.

Referências

  1. Metropolis in Memphis (página em inglês)
  2. Architecture Cleveland Magazine (janeiro de 2009). Visitado em 14 de março de 2013. "Metropolis were based on Shuster’s childhood memories of the skyline of Toronto, where his family lived until 1924, when he was 10."
  3. MacDonald, Heidi; Sanderson, Peter (30 de janeiro de 2006). New York Is Comics Country (em inglês) Publishers Weekly. Visitado em 14 de março de 2013. Cópia arquivada em 11 de fevereiro de 2007. "[...] a famous quote about New York and the comics: "Metropolis is New York in the daytime; Gotham City is New York at night.""
  4. Man of Steel a big deal in Metropolis, Ill. NBC News (página em inglês)
  5. Entrvista con Jerry Siegel y Joe Shuster. Entrecomics, 7 de outubro de 2012 (página em espanhol)


Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.