Metrô de Vancouver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estação Rupert, Millenium Line
SkyTrain

O Metrô de Vancouver (SkyTrain) é um sistema de metropolitano ligeiro da Grande Vancouver, província da Colúmbia Britânica, no Canadá. Ele usa a tecnologia "Advanced Rapid Transit" da Bombardier, com trens completamente automatizados que percorrem trilhas elevadas na maior parte do percurso. Em sua história, não houve descarrilamentos ou colisões.

O SkyTrain é operado sob contrato da TransLink, uma agência governamental de transporte.

Os 49,5 km de extensão do sistema o tornam o mais extenso sistema automatizado de trânsito ligeiro do mundo. Ele também usa a maior ponto exclusiva a trânsito ligeiro, a Skybridge, que atravessa o rio Fraser. Há um total de 33 estações, que transportam em torno de 160 a 180 mil pessoas por dia nas duas linhas diponíveis. A Expo Line foi inaugurada em 1985, para a Expo 86; a Millennium Line está em operação desde 2002.

Uma nova linha, batizada Canada Line, ligando Richmond e o Aeroporto Internacional de Vancouver ao centro da cidade, foi construída para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. A construção da Canada Line começou em novembro de 2005 e foi concluída em agosto de 2009.

Já a Evergreen Line ainda está em fase de planejamento, e deve ser completada em 2014. Quando não usados, os trens são mantidos num centro localizado entre as estações Edmonds e 22nd Street, em Burnaby. O local está atingindo sua capacidade máxima, e um novo centro de manutenção será necessário.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Metrô de Vancouver
Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.