Metralhadora leve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Metralhadora ligeira)
Metralhadora ligeira
Tipo
metralhadora
arma automática
weapon functional class (d)

Uma metralhadora leve (português brasileiro) ou metralhadora ligeira (português europeu) (em inglês light machine gun, ou LMG) é uma metralhadora de peso leve projetada para ser operada individualmente,[1] com ou sem assistente. É usada como uma arma de apoio de infantaria. Em Portugal, é também utilizada a sigla ML para se referir às metralhadoras ligeiras.[2]

Metralhadora leve Madsen.
Uma Browning Automatic Rifle (BAR). Calibre .30-06 Springfield
Um soldado chinês com uma metralhadora leve ZB vz. 26 na Batalha de Changsha.
A metralhadora leve britânica Bren, projetada na década de 1930, é alimentada por carregador e dispara cartuchos de potência total.
Uma RPK.
A FN Minimi é uma metralhadora leve projetada na década de 1970 que dispara cartuchos intermediários. Calibre 5,56×45mm NATO

A primeira metralhadora leve do mundo a ser produzida em larga escala foi a dinamarquesa Madsen, adotada pelo Exército Real Dinamarquês em 1902.[3]

Características[editar | editar código-fonte]

Enquanto as primeiras metralhadoras leves disparavam cartuchos de fuzil de alta energia, as metralhadoras leves modernas geralmente disparam cartuchos de fuzil de menor calibre do que as metralhadoras médias - geralmente o mesmo cartucho intermediário disparado por um fuzil de assalto padrão de serviço - e geralmente são mais leves e compactas. Algumas metralhadoras leves, como a RPK russa, são modificações de projetos existentes e projetadas para compartilhar a mesma munição. As adaptações ao fuzil original geralmente incluem um carregador maior, um cano mais pesado para resistir ao superaquecimento, um mecanismo mais robusto para suportar fogo sustentado e um bipé.

Uma metralhadora leve também é definida por seu uso e também por suas especificações: algumas metralhadoras - notadamente metralhadoras de uso geral - podem ser utilizadas como metralhadora leve ou como metralhadora média. Implantada sobre um tripé e utilizada para fogo sustentado, é uma metralhadora média; se implantada com um bipé com o operador deitado e disparando rajadas curtas, é uma metralhadora leve.

As metralhadoras leves também são projetadas para serem disparadas do quadril ou em movimento como uma forma de fogo supressivo destinado a imobilizar o inimigo. O fogo em marcha é uma tática específica que depende dessa capacidade.

Metralhadoras leves modernas mais leves permitiram que fossem emitidas no nível do esquadrão, com dois ou três no nível da seção/esquadrão.

Suprimento[editar | editar código-fonte]

Muitas metralhadoras leves (como a Bren ou a Browning M1918) eram alimentadas por carregador. Outras, como a Hotchkiss M1922, podem ser alimentadas por uma fita ou um carregador. As metralhadoras leves modernas são projetadas para disparar cartuchos de menor calibre e, como tal, tendem a ser alimentadas por fita (a partir de um recipiente preso à arma) ou por um carregador de tambor destacável de alta capacidade, mas algumas, como a FN Minimi, também aceitam a alimentação padrão por carregador de fuzil como medida auxiliar quando a munição da fita estiver esgotada.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1903, os teóricos militares franceses notaram que as metralhadoras pesadas da época eram de pouca utilidade em ataques de infantaria. Eles determinaram que "a metralhadora deve aprender a andar".[4] Eles pesquisaram a possibilidade de uma metralhadora leve que pudesse ser transportada por tropas. Uma tática de "andar atirando" foi teorizada, usando fogo supressivo incidental, com as tropas avançando consideradas uma ameaça mais mortal do que as balas sem mira, fazendo com que o inimigo recuasse. Os protótipos de armas não foram aprovados para produção e nenhum estava em serviço quando a Primeira Guerra Mundial começou.[4] Os franceses rapidamente trouxeram os protótipos para produção em massa para aumentar o poder de fogo da infantaria avançando.

No final da Segunda Guerra Mundial, as metralhadoras leves geralmente eram distribuídas em uma escala de uma por secção ou grupo de combate, e o esquadrão de infantaria moderno surgiu com táticas construídas em torno do uso da metralhadora leve para fornecer fogo de supressão.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Até Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Guerra Fria[editar | editar código-fonte]

Pós-Guerra Fria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alexandre Beraldi. «Metralhadoras leves 1». Sistemas de Armas 
  2. Aspirante Oficial Aluno De Infantaria Diogo Filipe Miguel da Guarda (Julho de 2014). «AS VAGAS DE INOVAÇÃO MILITAR EM PORTUGAL, DESDE A 1ª GUERRA MUNDIAL ATÉ À GUERRA DE ÁFRICA: IMPACTOS NA BASE ORGÂNICA, TÁTICA E TÉCNICA DAS FORÇAS DE INFANTARIA, NO CAMPO DE BATALHA.» (PDF). Repositório Comum 
  3. Carlos F P Neto (4 de outubro de 2018). «As metralhadoras Madsen no Brasil». Armas On-Line 
  4. a b «Fusil mitrailleur Chauchat. FM modèle 1915 C.S.R.G.». Les mitrailleuses du premier conflit mondial. mitrailleuse.fr. 2003