Metro de Lille

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Metro de Lille, ou de Lila, é um sistema de metropolitano da cidade de Lille, em França. Foi inaugurado no dia 25 de Abril de 1983; as carruagens funcionam automaticamente, utilizando o sistema VAL (véhicule automatique léger que em português significa veículo leve automático). As carruagens têm 2 m de largura e 26 m de comprimento, circulando com pneus de borracha ao contrário dos tradicionais carris de ferro. Existe um total de 60 estações que vão até à fronteira com a Bélgica.

História[editar | editar código-fonte]

A construção do metro de Lille começou em 1978, tendo a sua primeira linha sido inaugurada a 25 de Abril de 1983 com o troço entre as estações de 4 Cantons e République. Um ano mais tarde, a 2 de Maio, toda a Linha 1 estava completa e a funcionar (13,5 km de comprimento, dos quais 8,5 km são subterrâneos). Esta linha estende-se desde a estação de C.H.R. B Calmette até 4 Cantons, passando pela Gare Lille Flandres, num total de 18 estações.

A Linha 2 abriu a 3 de Abril de 1989. Expandiu-se até perto da fronteira belga com o troço até C.H. Dron a 27 de Outubro de 2000. A linha tem 32 km de comprimento com um total de 43 estações.

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Número de estações
Linha 1 Amarelo C.H.R. B Calmette4 Cantons 1983 18
Linha 2 Vermelho St. PhilibertC.H. Dron 1989 43
Lille Metro Map.png

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Metro de Lille

Ligações externas[editar | editar código-fonte]