Metrô de Los Teques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Metro de Los Teques)
Metrô de Los Teques

Uma das composições que operam no sistema.
Informações
Proprietário Venezuela Governo da Venezuela
Local Los Teques, Miranda
País  Venezuela
Tipo de transporte Estação de Metrô Metropolitano
Número de linhas 2
Número de estações 5
Website [1]
Funcionamento
Início de funcionamento 3 de novembro de 2006 (17 anos)[1]
Operadora(s) C. A. Metro Los Teques
Dados técnicos
Extensão do sistema 11,2 km
Bitola Bitola padrão (1435 mm)
Velocidade máxima 80 km/h

O Metrô de Los Teques é um sistema de metropolitano que opera na cidade venezuelana de Los Teques, situada no município de Guaicaipuro e no estado de Miranda. De propriedade do Governo da Venezuela, o sistema é operado pela C. A. Metro Los Teques.

É composto atualmente por duas linhas em operação, a Linha 1 e a Linha 2, que somam 5 estações e 11,2 km de extensão. O sistema entrou em operação no dia 3 de novembro de 2006 com a inauguração da Linha 1.[1] Um segundo trecho da Linha 2, entre as estações Independencia e San Antonio, encontra-se em implantação. Futuramente, o governo venezuelano pretende implementar a Linha 3.[2]

Atualmente, atende somente os municípios de Guaicaipuro e de Libertador. A Estação Las Adjuntas possibilita integração com as linhas do Metrô de Caracas.

Linhas[editar | editar código-fonte]

O sistema é composto por 2 linhas em operação, além de mais 1 em obras.[2] Cada linha é identificada por um algarismo e uma cor. Foram inauguradas entre 2006 e 2012, somando hoje 5 estações e 11,2 km de extensão.

A tabela abaixo lista o nome, a cor distintiva, as estações terminais, o ano de inauguração, a extensão e o número de estações tanto das linhas que estão em operação quanto das linhas em implantação:

Linha Cor Terminais Ano de inauguração Extensão N.º de estações
Azul Las AdjuntasAlí Primera 2006 9,5 km 3
Verde Alí PrimeraIndependencia 2012 1,7 km 3

Estações[editar | editar código-fonte]

O sistema é composto por 5 estações em operação,[2] das quais 2 são subterrâneas, 2 são superficiais e 1 é elevada. Além destas, mais 5 estações encontram-se em construção. As estações, tanto as que estão em operação quanto as que estão em implantação, são listadas a seguir:


Linha 1

Linha 2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «INSTITUCIÓN» (em espanhol). Metrô de Los Teques. Consultado em 28 de maio de 2018. Arquivado do original em 29 de maio de 2018 
  2. a b c «Mapa de rutas». Metrô de Caracas. Consultado em 10 de março de 2018. Arquivado do original em 2 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Metrô de Los Teques