Metro de Minsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Belarus Minsk Metro Kamiennaja Horka.jpg

O metro (português europeu) ou metrô (português brasileiro) de Minsk é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Minsk, na Bielorrússia. Foi inaugurado em 1984, e é constituído actualmente por duas linhas com 28 estações num comprimento total de 35,5 km. Foi o nono sistema deste tipo a ser construído na URSS.

História[editar | editar código-fonte]

Entre as décadas de 50 e 70, a população da cidade de Minsk ultrapassou o número de um milhão de habitantes; a construção de um metro era urgente para movimentar tantas pessoas. As obras começaram a 16 de Junho de 1977, e sete anos mais tarde, em 1984, o sistema de metropolitano era inaugurado com um primeiro troço de 8 estações.

Depois da queda da União Soviética, o metro continuou a expandir-se, ao contrário de muitos outros que entraram em decadência profunda (como por exemplo o metro de Erevan, ou o metro de Samara, entre outros).

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Número de estações
Moskovskaya Azul VostokInstitut Kultury 1984 14
Avtozavodskaya Vermelho Kamennaya GorkaMogilevskaya 1990 14
Diagrama do metro de Minsk.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Metro de Minsk

Ligações externas[editar | editar código-fonte]