Metro de Montreal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mosaico feito de 6 de imagens dos sistemas de metro e ônibus, estações e vias - cidade de Montreal.

Metro de Montreal (em francês Le Métro de Montréal) é a principal forma de transporte público dentro da cidade de Montreal, Quebec, Canadá. Através do metro pode-se ir praticamente a toda cidade e bairros mais distantes.

O Metro de Montreal, operado pela Société de transport de Montréal (STM), foi inaugurado em 14 de outubro de 1966, durante o mandato do então prefeito Jean Drapeau.

Originalmente funcionando com 26 estações em três linhas separadas, o metro no final de 2007, integra 68 estações em quatro linhas medindo 66,0 quilômetros de comprimento, servindo a norte, leste e centro da ilha de Montreal com uma conexão de Longueuil, através da Linha Amarela, e Laval, através da Linha Laranja.

O sistema de metro serve a 286,7 milhões de passageiros por ano (transferências não incluídas), de acordo com o website da STM .

O Metro de Montreal foi inspirado no Metro de Paris, e por sua vez inspirou o Metro de Lyon na França, construído alguns anos mais tarde e que utiliza trens com rodas de borracha e soluções arquitetônicas semelhantes.

História[editar | editar código-fonte]

Os projetos iniciais remontam o ano de 1910.[1] A construção teve início em maio 1962, antes da cidade de Montreal ter sido escolhida como anfitriã da Feira Mundial de 1967 (Expo 67).

Metro de Montreal – mapa atual.

As primeiras estações da Linha 1 e Linha 2 entraram em funcionamento gradualmente a partir de outubro de 1966. A linha Linha 4 que transpõe o rio São Lourenço, foi inaugurada em abril de 1967.

Com a escolha de Montreal para sediar os Jogos Olímpicos 1976 , a partir de 1971 a rede de metro da cidade começou a ser expandida, sendo que as novas estações foram inauguradas em junho de 1976.

A Linha 5 foi inaugurada entre 1986 e 1988.

A linha 3 foi planejada para ser um Metro de superfície, aproveitando trechos de ferrovias existentes. O projeto foi abandonado, com a priorização da construção da linha 4 para atender a Expo 67.

A última expansão da rede ocorreu em 28 de abril de 2007 com a abertura de três novas estações na Linha 1.

Linhas[editar | editar código-fonte]

As linhas do Metro de Montreal são identificadas principalmente por sua cores, mas também pelo número ou estações terminais da linha. A direção é identificada pelo nome da estação terminal para aonde o trem se dirige.

As linhas são as seguintes::

Linha Cor Estações terminais Inauguração Distância Estações
1 Verde AngrignonHonoré-Beaugrand 1966 22,1 km 27
2 Laranja Côte-VertuHenri-Bourassa* ou Montmorency* 1966 30,0 km 31
4 Amarela Berri-UQAMLongueuil–Université-de-Sherbrooke 1967 4,25 km 3
5 Azul SnowdonSaint-Michel 1986 9,7 km 12

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Comboio do metrô em uma estação.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Metro de Montreal

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. An underground railway project since 1910.
Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.