Metro de Roterdão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Metro de Roterdão
Logo metro rotterdam.jpg
Metrostation Rotterdam Centraal.jpg
Informações
Local Roterdão
Tipo de transporte Ferroviário (Metropolitano Subterrânio)
Número de linhas 2
Número de estações 38
Funcionamento
Operadora(s) RET
Dados técnicos
Extensão do sistema 55,3 km
Mapa da rede

Metrokaart Rotterdam per 13 december 2009.svg

Mk Rotterdam Metro 4.jpg

O metro de Roterdão é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Roterdão, nos Países Baixos. Foi o primeiro sistema deste género a aparecer na Holanda; a única linha que o constituía em 1968, data de abertura, era a linha Noord - Zuid (Norte - Sul), que circulava entre as estações Centraal Station e Zuidplein, atravessando o rio Nieuwe Maas através de um túnel. Era também, nessa época, a mais curta linha de metro existente no mundo, com apenas 5,9 km de comprimento.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira linha do metro de Roterdão abriu a 9 de Novembro de 1968, e circulava apenas entre a Centraal Station e Zuidplein. Depois da sua expansão para sul, chegou até à estação de De Akkers, e recebeu o nome do célebre filósofo e humanista, Erasmo de Roterdão.

Mais tarde, em 1982, foi criada a linha Caland, que recebeu o nome do engenheiro holandês Pieter Caland. A linha segue em conjunto com a linha Erasmus, separando-se desta na estação de Tussenwater, voltando a cruzar-se com esta na estação de Beurs seguindo até à estação de Capelsebrug. Após esta estação a linha divide-se em dois troços, um vai para De Terp e o outro segue para norte até à estação de Graskruid. Passando essa estação, a linha volta a dividir-se, uma das ramificações segue para Binnenhof. enquanto que a outra vai para Nesselande. A linha que segue desde Capelsebrug tem passagens de nível, pelo que pode ser considerada parte de uma sistema de light rail.

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha
Linha A Schiedam Centrum Binnenhof
Linha B Schiedam Centrum Nesselande
Linha C De Akkers De Terp
Linha D De Akkers Rotterdam Centraal
Linha E Rotterdam Centraal Den Haag Centraal
Diagrama do metro de Roterdão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]