Metro de Viena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vienna laengenfeldgasse u4.jpg

O metro (português europeu) ou metrô (português brasileiro) (ou U-Bahn) de Viena é um sistema de metropolitano que opera na cidade de Viena, capital da Áustria. É quase todo subterrâneo, à excepção da secção central da U6 que circula num viaducto, na antiga linha de comboio (Stadtbahn). O primeiro troço da U-Bahn abriu a 8 de Maio de 1976, apesar do facto das linhas U4 e U6 já existirem, utilizando a linha de comboio que trabalhava desde 1898.

U-Bahn Wien.svg

A rede está ligada ao sistema S-Bahn de Viena. Todos os transportes públicos na capital austríaca, incluindo os eléctricos (bondes), os autocarros (ônibus) e os comboios (trens), utilizam o mesmo bilhete. Os nomes das estações são normalmente atribuídos segundo as ruas ou as zonas da cidade onde se encontram.

As linhas não têm nenhum nome específico, foram-lhe apenas atribuídos números antecedidos da letra U (de U-Bahn). Podem ainda ser identificadas por uma cor. Actualmente existem cinco linhas : U1,U2,U3,U4 e U6. Tem havido numerosas propostas para uma linha U5 com diversos percursos, mas foram todos rejeitados. É pouco provável que seja construída num futuro próximo.

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Comprimento Número de estações
U1
Vermelho
ReumannplatzLeopoldau 1978 14,5 km 19
U2
Roxo
SeestadtKarlsplatz 1980 16,8 km 20
U3
Laranja
OttakringSimmering 1991 13,4 km 21
U4
Verde
HütteldorfHeiligenstadt 1976 16,3 km 20
U6
Castanho
SiebenhirtenFloridsdorf 1989 17,3 km 24
Diagrama do metro de Viena

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Metro de Viena

Ligações externas[editar | editar código-fonte]