Metropolitano de Vilnius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Metropolitano de Vilnius
Informações
Local Vilnius
Tipo de transporte Metropolitano
Número de linhas 3
Mapa da rede

Vilnius-metro-(LT).svg

O Metropolitano de Vilnius (em lituano: Vilniaus metropolitenas) é um sistema de trânsito proposto para a capital lituana Vilnius. Três linhas estão atualmente propostas para ligar os mais movimentados e populosos bairros da cidade.

Esse projeto é criado com o intuito de criar uma prática, não de baixo custo e de transporte público, o que permitirá que o problema dos chamados "congestionamento" na cidade e permitir a rápida e fácil para chegar a qualquer lugar da cidade, que aumentou significativamente na década de 1990 e 2000. Em 2001, o prefeito Arturas Zuokas solicitou o apoio internacional para um estudo de viabilidade do sistema proposto.

A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal em 2002, como parte do plano diretor da cidade de Vilnius. Systra foi escolhido pela cidade para um estudo de parceria; o Scott Wilson Grup realizado um financiamento público-privado, com o estudo de viabilidade durante o ano de 2005 e 2006.

A partir de 2007, o projeto foi objeto de intenso debate por políticos e cidadãos. As preocupações incluem o custo (cerca de 3 bilhões de litas), a possibilidade de que as vibrações prejudicaria os edifícios históricos na Cidade Velha de Vilnius, e da percepção de que a rua seria fechada.

Linhas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Vilnius Metro project- a non-governmental organization that is popularizing the idea of a metro in Vilnius