Mexicali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mexicali
Brasão
Lema: Tierra Calida (Terra Quente).
MexicaliMontage.jpg
Estado Baja California
Município Mexicali
Fundação 1903
Website www.mexicali.gob.mx
Demografia
População (censo 31/5/2010)
 - Pop. municipio

936.145[1] hab.
Densidade 68,39 hab/km²
Gentílico Mexicalense
Geografia
Área 13.689 km²
Altitude 10 metros
Código telefônico 686
Economia
PIB $11.855 USD
Localização
Localização de Mexicali no México
32° 40' 00" N 115° 28' 00" O
Cidade do México México

Mexicali é a capital do Estado da Baixa Califórnia, no México. Localiza-se no norte do Estado, junto à fronteira com os Estados Unidos, é também a cidade mais setentrional da América Latina. Tem cerca de 862 mil habitantes. A cidade é chamada "a cidade que capturou o sol" devido às altas temperaturas que todos os anos alcançam os 50 °C, durante o verão. Foi fundada em 1903, sendo o seu nome derivado das palavras México e Califórnia.

História[editar | editar código-fonte]

Os espanhóis chegaram à região depois de cruzar o deserto de Sonora, pelo Camino del Diablo ou Estrada Devils[2] . Isto levou à evangelização da área e também a redução da população dos povos nativos. Hoje, pessoas indígenas Cocopah ainda habitam um canto governo protegido pequena do delta perto da junção dos rios Hardy e Colorado. Essas pessoas trabalham principalmente na agricultura ejidos ou peixes dos rios, embora muitos tenham migrado para Mexicali.

A presença européia adiantada nessa área foi limitada aos jesuítas, que deixaram na década de 1780. Depois disso, o espanhol e, posteriormente, os mexicanos tinham pouco a ver com o canto nordeste da península de Baja California, percebendo-o como um indomável, propensa a enchentes deserto delta[2] .

Economia[editar | editar código-fonte]

Economia de Mexicali foi historicamente baseada em produtos agrícolas, e até hoje continua a ser um grande setor da economia. Enquanto o tempo progrediu no entanto, sua economia tem vindo gradualmente ido de ser baseado na agricultura de base industrial. Empresas como a Mitsubishi, Honeywell, Nestlé, Coca-Cola e Goodrich Corporation construíram plantas na cidade e sua área metropolitana. Fronteira do Silício está localizado aqui, bem como, um grande parque industrial que é uma área fabril de alta tecnologia[3] . Sua meta é tornar-se um centro global de fabricação de semicondutores. Proximidade Mexicali para os Estados Unidos fizeram da cidade um destino turístico popular entre os norte-americanos do Arizona, Califórnia e Nevada . A cidade é um conhecido da cidade dos esportes por esportes com bola muitos ser popular na região.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. the United Mexican States - Administrative units - GeoHive(em inglês)
  2. a b Baja Web Mexicali (em inglês). Página visitada em 21 de maio de 2012.
  3. Silicon Border. Página visitada em 21 de maio de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.