Michael Colgrass

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Michael Colgrass (22 de Abril de 1932) é um músico, compositor e educador estadunidense.

Sua carreira musical começa em Chicago como músico de Jazz (entre 1944 e 1949). Ele se formou na Universidade de Illinois em 1954 com graduação em percussão e composição, incluindo estudos com Darius Milhaud no Festival de Aspen e Lukas Foss em Tanglewood. Ele serviu por dois anos como timpanista na Orquestra Sinfônica do Sétimo Exército em Stuttgart, Alemanha e posteriormente passou dois anos componto obras de percussão como free-lance em Nova Iorque, onde suas performances incluem variados grupos como a Filarmônica de Nova Iorque, o Metropolitan Opera, entre outros. Ele organizou a seção de percussão para gravações e concertos de Gunther Schuller.

Colgrass também atuou com a Filarmônica de Nova Iorque, Orquestra Sinfônica de Detroit, Orquestra Sinfônica de Minnesota, Orquestra Sinfôonica Saint Luis, Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, Orquestra Sinfônica Nacional (Estados Unidos) e com a Orquestra Sinfônica de Boston. Também com a Sociedade de Música de Câmara do Lincoln Center, Quarteto de Cordas Muir e Quarteto de Cordas de Manhattan.

Em 1978 ele venceu o prêmo Pulitzer de Música.

Colgrass vive em Toronto, Canadá e vive internacionalmente como compositor. Sua esposa, Ulla e seu filho, Neal são jornalista.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

  • Winds of Nagual (1985) - for Wind Ensemble.
  • Snow Walker for Organ and Orchestra (1990)
  • Urban Requiem for Saxophone Quartet and Wind Ensemble